• Consultas públicas para o Plano de Mobilidade estão disponíveis on-line

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/10/2018 12:18

    A CPTrans disponibilizou de forma on-lineos formulários para opiniãoda população dos três temas deconsultas públicas realizadasna última semana. ‘TransporteColetivo’, ‘PatrimônioHistórico e Feiras’ e ‘Cargas eFretamento’ se unem a ‘TransporteNão Motorizado’, jádisponível no site da prefeitura. As sugestõesobtidas tanto nas consultaspresenciais, quanto pelo site,serão discutidas em posterioraudiência pública, com dataainda a ser definida. Os dadosobtidos, então, farão parte doPlano de Mobilidade Urbanade Petrópolis, documento quevai nortear as ações do municípiopor 10 anos.

    Leia também: Programa do governo estimula uso da bicicleta no Brasil

    Para dar alguma sugestãosobre o assunto é fácil:no menu lateral esquerdodo site da companhia clicarem “Plano de Mobilidade”e, em seguida, no link sobreo assunto que deseja opinar.Para responder à consultaé necessário se identificarcom e-mail, nome, contato edocumentação. Em seguida,o usuário é convidado a acessaras fichas técnicas, quandodisponível. A recomendaçãoé ler essas fichas, que darãoembasamento para a opinião.Após isso, é só responder oformulário com a sugestão eclicar em Enviar.

    “Ao disponibilizar às consultaspúblicas no site, estamosconseguindo contemplaruma gama maior de pessoas,dando maior abrangência aostemas e oportunizando que ospetropolitanos consigam umespaço extra para expor suasopiniões sobre os mais diversossubtemas que compõe a mobilidade urbana. O prefeitoBernardo Rossi tem acompanhadoas fases do PlanMobe a recomendação é sempreouvir a população para termosum documento que contempletodos os aspectos sobre oassunto até abril”, explica odiretor técnico e operacionalda CPTrans, Luciano Moreira.

    Até a conclusão do Planode Mobilidade serão discutidosos temas educação esegurança no trânsito, turismoe grandes eventos, transporteescolar, eixos de crescimentourbano, LUPOS e leis deplanejamento. Após essasconsultas, será realizada aprimeira audiência pública, dando início a uma nova fasede elaboração do PlanMob.Depois das consultas pormodal serão feitas novasconsultas públicas, só que poreixos: infraestrutura de trânsito;operação de trânsito, queinclui segurança viária, fiscalizaçãoe uso do solo; alémde acessibilidade universal esustentabilidade ambiental.

    Ao final dessas consultas,será feita mais uma audiênciacom a apresentação das propostase, depois, a última etapade consultas públicas ocorremnos bairros. Pelo cronogramatrês consultas: a primeira incluia área do primeiro distrito;a segunda, do segundo distrito e a terceira do terceiro, quartoe quinto distritos.

    A confecção do Plano deMobilidade atende à PolíticaNacional de Mobilidade Urbana(Lei nº 12.587/2012) naqual há exigência de elaboraçãode planos de mobilidadeurbana para todos os municípioscom população acima de20 mil habitantes, assim comoos demais obrigados ao planodiretor. Neste sentido, o Ministériodas Cidades incluiuno programa Avançar Cidades– Mobilidade Urbana a possibilidadede financiamentodos planos de mobilidade paramunicípios acima de 100 milhabitantes..

    Últimas