Estudantes do Colégio Bom Jesus de Petrópolis criam aplicativo para prevenção de desastres naturais
Arthur Ochi, Breno Chrisóstomo e Gabriel Gomes desenvolveram o app, que está em fase de protótipo, durante as aulas de Iniciação Científica
Três estudantes do Colégio Bom Jesus Menino Jesus, de Petrópolis, criaram um aplicativo para auxiliar na prevenção de desastres naturais na cidade. O app Petro Nature, ainda em fase de protótipo, foi desenvolvido durante as pesquisas das aulas de Iniciação Científica do colégio, ao longo de 2022, quando os alunos estavam no 9º ano. Agora eles pretendem dar continuidade ao trabalho, viabilizando outras funções do app e colocando-o no mercado.
Arthur Issao Cartucho Ochi, Breno Badaró de Abreu Chrisóstomo e Gabriel Sobreira Gomes foram motivados ao tema da pesquisa após diversos episódios de enchentes e outros desastres naturais ocorridos na cidade – em especial o de fevereiro de 2022, quando cerca de 300 pessoas acabaram morrendo e aproximadamente 600 ficaram desabrigadas por conta de deslizamentos de terra decorrentes de fortes chuvas.
Dentro da Iniciação Científica, primeiramente os estudantes fazem uma pesquisa teórica sobre o tema e depois partem para a prática. Na teoria, eles estudaram questões ambientais e o histórico de ocorrências em Petrópolis; na prática, fizeram o protótipo do aplicativo, tudo sob orientação da professora do Bom Jesus Menino Jesus, Ana Carolina Carius.
O Petro Nature tem diversas funções, mas a principal é o canal em que o usuário pode fazer denúncias de situações que possam resultar em impactos ambientais (como incêndios, riscos de deslizamentos, entre outros) e até desastres naturais na cidade de Petrópolis. Também há no app notícias sobre meio ambiente e um chat, em que o usuário pode entrar em contato com os administradores.
Agora, os estudantes pretendem inserir uma funcionalidade para que ongs, instituições em geral e poder público (órgãos como Defesa Civil, polícia, entre outros) possam receber essas denúncias diretamente e com rapidez. O app também já possui algumas informações adicionais sobre desastres naturais e notícias relativas ao meio ambiente.
Breno explica que, muito mais do que possibilitar denúncias, o Petro Nature funciona como um meio de reflexão e conscientização da sociedade. “O app vai alertar a todos que é preciso cuidar e proteger o espaço em que vivemos. Nós queremos colocar o app no mercado para isso. E, claro, prevenir os impactos ambientais, os riscos que se transformam em tragédias na nossa cidade”, ressalta Breno.
Aprendizado
Entre os diversos pontos positivos da Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus – um deles seria reverter os projetos para a sociedade – está o aprendizado dos estudantes, que levam a experiência para a vida. De acordo com Gabriel, produzir a parte teórica do Petro Nature possibilitou incrementar seus conhecimentos sobre a cidade em que vive, além do convívio com os colegas.
“O entrosamento do grupo me trouxe muito aprendizado”, diz ele. Já Arthur afirma que a investigação na metodologia científica foi de grande valia. “A pesquisa vai me auxiliar muito no futuro, até na faculdade”.
Breno salienta a ideia de chamar a atenção da sociedade para os desastres naturais e para a importância da preservação do meio ambiente. Ele também ressalta o aprendizado que a iniciação científica vem lhe trazendo.
“A pesquisa me ajudou a amadurecer as ideias sobre meio ambiente, a entender o quanto é importante cuidarmos do espaço em que vivemos. E também me trouxe grande aprendizado no convívio ainda maior com meus colegas de equipe, pois criamos relações mais profundas, dialogamos mais, e isso amadureceu a minha identidade e a deles. Todos aprendemos e amadurecemos”, afirma Breno.
Como pesquisadora em Educação e Tecnologias stricto sensu, a professora Ana Carolina acredita que a investigação científica é o caminho para a construção do conhecimento.
“Por isso coordeno o programa de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus Menino Jesus, na certeza de que eu estou contribuindo para uma formação completa dos estudantes, como designers de seu próprio conhecimento”, afirma.
Com o trabalho desenvolvido por Breno, Arthur e Gabriel ela conta ter descoberto que criar um app é algo relativamente fácil e que estudantes da idade deles conseguem realizar essa tarefa com bastante destreza. “Eles me ensinaram como desenvolver a ferramenta”, relata a professora.