• População de Petrópolis encolhe 5,75%, mas número de vereadores vai permanecer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/06/2023 03:29

    Em relação a 2010, a população de Petrópolis, de acordo com o censo realizado ano passado, encolheu 5,75%. Petrópolis, segundo o IBGE que divulgou dados ontem, tem 278.881 habitantes, uma redução de 17.036 pessoas na comparação com o censo anterior. E olha que a prefeitura vinha usando o número de 307 mil como expectativa de população. Mas, agora que somos menos, podemos cortar número de vereadores?

    Podia ser pior

    Não vai rolar, não. Pela lei, municípios com população entre 160 mil e 300 mil habitantes podem ter até 21 vereadores. Já teve até ação na justiça pedindo que a gente passasse dos atuais 15 para os 21 permitidos, mas depende de mudança na Lei Orgânica. Sabedores do desgaste que um aumento deste provoca na opinião pública, fora a concorrência que amplia, os vereadores atuais decidiram sepultar o assunto. Vamos ficar com os 15.

    A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura inaugura a mostra “Bálsamo” de Rosa Paranhos, sábado, às 16h. Com a presença da artista e a performance “Alecrim”, a abertura tem entrada gratuita.  A mostra vai ficar em cartaz até 03 de setembro.

    Ué?

    E a prefeitura divulgou no Conselho Municipal de Trânsito, reunido ontem extraordinariamente para tratar do incêndio na garagem das empresas PetroIta e Cascatinha, o laudo pericial independente que já tinha sido explanado, inclusive. E disse que “com a divulgação desse laudo, os conselheiros deliberaram a divulgação de uma carta reafirmando as preocupações com os fortes indícios de crime e cobrando uma investigação rigorosa”. E foi só isso mesmo. Nada além.

    Mas e a solução?

    Nesta reunião do Comutran não se falou nem de como colocar todos os ônibus queimados de volta em operação? Porque ainda faltam 17 deles e os que sobraram estão fazendo percurso de duas, três linhas com menos horários e com o pessoal feito sardinha em lata.

    Sem recursos

    Agora respondendo a processo, já que o Tribunal de Justiça aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público originada após investigação iniciada ano passado, Jamil e Bernardo Sabrá não podem deixar o estado por mais de 20 dias sem avisar e ainda tiveram seu sigilo bancário quebrado. Eles e mais dois ex-funcionários da CPTrans, foco da investigação por contratações irregulares. Além disso, terão bens arrestados. Talvez seja uma decepção para a justiça. A gente lembra que em 2020, quando se candidatou a prefeito, Jamil declarou à Justiça Eleitoral total de R$ 6,84.

    Só na promessa

    Sobre esse desdobramento da investigação, agora a prefeitura informou que está abrindo processo licitatório para contratar auditoria externa com “o objetivo de avaliar todos os contratos realizados nos últimos anos”. Mas, gente, é uma promessa que todo prefeito que assume faz para toda a gestão e não apenas na CPTrans, mas em toda a administração e não cumpre. Bernardo prometeu, Hingo prometeu (este apenas no Sehac) e Bomtempo prometeu.

    Por que será?

    Uma das empresas investigadas nesta lambança na CPTrans é a Via Rio. Mas, além dos irmãos Sabrá, tem político que treme só de ouvir falar no assunto.

    Perda para a cidade

    Faleceu nesta quarta-feira, o engenheiro e ex-secretário de Planejamento na gestão Paulo Rattes, Fernando Júdice da Motta Teixeira. Renomado profissional e profundo conhecedor de planejamento e urbanismo, Fernando foi sepultado em Petrópolis, cidade para a qual se dedicou, deixando legado também de atuação em preservação.

    A 34° edição da Bauernfest também deve ser acessível para todos. E assim, o  Projeto INcluir Petrópolis disponibiliza um veículo elétrico adaptado para pessoas com deficiência (PcDs) ou com mobilidade reduzida aproveitarem a Festa do Colono Alemão. Ele faz viagens de quinta a domingo, das 13h às 18h30, com saída da Praça 14 Bis.

    Vamos benzer!

    Gente, mas não tá estranho esse negócio de incêndio na Coronel Veiga? Primeiro foi o incêndio grave na garagem da PetroIta e Cascatinha, depois foram os carros pegando fogo no Bramil e agora fogo em vegetação pertinho da tal garagem dos ônibus. Melhor passar uma água benta, porque tá amarrado.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas