Deputado participa de reuniões na ONU
O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) é um dos representantes do Brasil na 15ª reunião do Comitê de Especialistas em Administração Pública, do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro está sendo realizado ao longo desta semana na sede da instituição, em Nova Iorque. Desde 2010 o parlamentar participa do comitê como observador.
Neste ano, a discussão gira em torno dos desafios para elaborar e estabelecer políticas públicas para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são metas propostas pela ONU que estimulam ações para a erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e do bem-estar para todos, além da proteção do meio ambiente e enfrentamento das mudanças climáticas, pelos próximos 15 anos.
O incentivo ao controle social e à participação cidadã, ou seja, à fiscalização, pelo cidadão, na construção e aplicação de políticas, figuram entre os tópicos mais relevantes do encontro. Também são abordados temas como a comunicação entre sociedade civil e governos, a garantia ao acesso à informação e a construção da confiança na administração pública, através de medidas de combate à corrupção.
O trabalho da Comissão de Especialistas em Administração Pública gera recomendações que servem de apoio à atuação do Conselho Econômico e Social, órgão que se dedica à promoção e ao desenvolvimento da administração pública e governança entre os estados-membros da ONU.
Hugo se reúne com embaixador do Brasil em NY
Na segunda-feira (18/4), o deputado federal Hugo Leal se reuniu com o embaixador Antonio Patriota, que elogiou sua atuação na área de segurança no trânsito. Hugo Leal é o autor da Lei seca e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.
Na ocasião, Patriota, que é chefe da Missão do Brasil na ONU, apresentou o documento com as resoluções aprovadas na última sexta-feira (15/4), pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que apela à comunidade internacional o apoio para a implementação da agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sobre a segurança no trânsito, bem como a Década de Ação para a Segurança Viária.