• Parede da Catedral São Pedro de Alcântara é pichada; prédios históricos são alvo de vandalismo constante na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/06/2023 18:34
    Por Enzo Gabriel

    Quem passou em frente à Catedral São Pedro de Alcântara nesta terça-feira (20), notou que uma das paredes do monumento foi alvo de vandalismo. A Igreja, um dos maiores cartões-postais da cidade, foi pichada em uma de suas entradas laterais. Segundo a Paróquia, as providências para a limpeza, que só pode ser realizada com material apropriado, a fim de não danificar a pedra, já estão sendo tomadas. Além disso, a Polícia já foi informada sobre o caso.

    Foto: Enzo Gabriel / Redação

    Vale ressaltar que, recentemente, o monumento passou por uma grande reforma e revitalização. Na ocasião, a Catedral recebeu um reforço estrutural e teve a fachada restaurada, além de ter ganhado adaptações para oferecer a todos os públicos mais acessibilidade.

    Vandalismo em prédios históricos é recorrente

    Em Petrópolis, atos de vandalismo em locais históricos acontecem com frequência. No Centro, o prédio dos Correios, localizado na Rua do Imperador, é alvo de frequentes pichações. No Cefet e na antiga agência do Banco do Brasil, também localizados na Rua do Imperador, as cenas são as mesmas.

    Prédio dos Correios pichado na Rua do Imperador. Foto: Enzo Gabriel/Tribuna de Petrópolis

    A lei municipal 8.262/2022 instituiu, em Petrópolis, a política contra pichações no município. A lei é destinada a conter a depredação e poluição visual provocada. Segundo o texto, os pichadores que infringirem a lei, deverão reparar o dano e pintar integralmente a edificação ou monumento, além de multa.

    Últimas