• Passageiros da Única-Fácil relatam pouca oferta de ônibus que saem de Santa Cruz da Serra para Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/06/2023 12:06
    Por Helen Salgado

    Os passageiros de Petrópolis que trabalham na Baixada Fluminense têm enfrentado problemas no serviço prestado pela empresa que realiza o itinerário. De acordo com Michelle Souza, usuária dos ônibus da Única-Fácil, os coletivos estão lotando rapidamente e é pouca a oferta de veículos que atendem a linha.

    Ela mora em Petrópolis e trabalha em Santa Cruz da Serra. Michelle conta que para ir ao trabalho consegue carona, mas que a volta para casa é sempre um tormento. O ônibus sai de Nova Iguaçu, passa por Caxias e por Santa Cruz da Serra, quando já chega cheio. “O motorista chega, diz que só tem uma vaga e no ponto tem cinco pessoas. Já tem duas semanas que esse problema acontece e aí eu não consigo subir”, diz.

    Além desse ônibus interurbano, há também o circular exclusivo de Santa Cruz da Serra que, segundo a empresa, foi colocado em circulação para atender a comunidade de alunos e trabalhadores da região.

    De acordo com a passageira, teoricamente, teria que ter o horário de 18h do circular de Santa Cruz da Serra que passou, nesta semana, quase 19h, logo atrás do Nova Iguaçu, 18h45. No entanto, Michelle estava no ponto desde às 17h10.

    “Eu não consegui subir no Santa Cruz que passou 17h30/17h35, o pessoal me ‘empurrou’ no de 18h45, eu também não ia subir nesse. Eu só ia subir no que passou depois, no Santa Cruz, que era para passar antes das 18h”, lembra.

    Segundo Michelle, a empresa alega que os ônibus passam. No entanto, ressalta ela, todos sem vagas. “Não pode contar uma coisa que não tem. Tem esse circular, que é o Santa Cruz, que também não está atendendo nos horários que deveria, está atrasando mais de uma hora”, desabafa.

    A grade de horário dos ônibus circulares que saem de Petrópolis para Santa Cruz da Serra não possui horário de saída da cidade de destino, o que, para Michelle, é um grande problema, pois não é possível saber que horas o ônibus vai passar em Santa Cruz.

    Nesta quarta-feira (14), Michelle conta que o ônibus circular de Santa Cruz da Serra que saiu da rodoviária de Petrópolis às 17h05 só chegou na cidade de destino às 18h50. “Ou seja, eu posso ficar igual ontem [quarta-feira], duas horas esperando pelo ônibus”, finaliza.

    A Tribuna entrou em contato com a Única-Fácil e foi informada que os ônibus da linha interurbana não podem trazer passageiros em pé. O único coletivo que pode trafegar com passageiros em pé é o circular Santa Cruz da Serra. De acordo com as informações fornecidas, foram colocados dois novos ônibus nessa linha e há 13 horários e 910 vagas por dia disponíveis só para atender a Serra.

    Últimas