Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa: ato público acontece nesta quinta, no Centro
Entre janeiro e maio deste ano, Petrópolis teve quase 950 violações de direitos humanos contra idosos
De janeiro a maio de 2023, a cidade de Petrópolis teve 153 denúncias com 943 violações de direitos humanos contra idosos. Os dados são do painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Para denunciar violações contra idosos, o número usado é o disque 100.
Nesta quinta-feira (15), entre 13h e 16h, um ato público será realizado no Calçadão do Cenip, no Centro da cidade. A ação vai abordar o combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. A data é marcada como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Campanha Junho Violeta
Nesta quarta-feira (14), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) criou um Grupo de Trabalho para medidas de enfrentamento à violência contra idosos. A iniciativa do grupo de trabalho faz parte de ações do Ministério para a campanha “Junho Violeta”, em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade brasileira sobre a necessidade de atuar na garantia dos direitos humanos e no enfrentamento à violência contra as pessoas idosas.