• Faltando uma semana para a estação mais fria do ano, Prefeitura ainda não lançou Operação Inverno

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/06/2023 13:10
    Por Helen Salgado

    O inverno tem início no dia 21 de junho, mas já é possível sentir as baixas temperaturas em Petrópolis. Os petropolitanos já tiraram os casacos dos armários e a previsão é de dias ainda mais frios com a chegada da estação mais gelada do ano. Embora o frio já se faça presente, a Prefeitura de Petrópolis ainda não divulgou a Operação Inverno – ação realizada todos os anos que visa acolher pessoas em situação de rua. A coluna Les Partisans desta quarta-feira também ressalta a falta de ação do poder público sobre o tema.

    No ano passado, a Operação Inverno começou no dia 18 de maio e 24 pessoas foram tiradas das ruas. Na ocasião, uma equipe da Secretaria de Assistência Social percorreu a cidade, do Centro até a Posse, buscando convencer essas pessoas a dormirem no Centro Pop, na Rua Dr. Sá Earp, 39 – Centro, onde tem cama, cobertores, alimentação e banho.

    Ainda no ano passado, o município montou tendas no estacionamento do Hortomercado Municipal, em Itaipava, para acolher pessoas em situação de rua do terceiro distrito. Somente no local, 18 pessoas foram acolhidas. No entanto, neste ano, apenas a Parede Solidária, da Defesa Civil, que doa agasalhos, foi divulgada pela Prefeitura.

    Leia também: Parede solidária: Defesa Civil inicia campanha de inverno nesta quinta-feira (1º)

    De acordo com os dados divulgados pelo Executivo, a população em situação de rua em Petrópolis teve uma queda de 19% desde 2021: passou de 170 para 137. Já o número de acolhidos nas unidades da cidade, teve um aumento de 82%: passou de 44 para 80.

    Em contrapartida, o Governo Federal, afirma que existem 320 pessoas em situação de rua inscritas no Cadastro Único em Petrópolis, de acordo com os dados de abril de 2023.

    Considerando as informações do município, 57 pessoas em situação de rua precisam de acolhimento neste inverno.

    NIS foi reaberto

    O Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra, importante espaço para acolhimento de pessoas em situação de rua, estava fechado desde as tragédias que ocorreram no início do ano passado. Após as intervenções realizadas no local, o espaço voltou a receber a população em situação de vulnerabilidade social.

    Leia também: Governo Federal repassa R$ 389 mil para obras no Núcleo de Integração Social do Alto da Serra

    Procurada, a Secretaria de Assistência Social informou que, diariamente (incluindo fins de semana e feriados), realiza ações junto às pessoas em situação de rua. A Prefeitura esclareceu ainda que, na abordagem, as equipes buscam convencer essas pessoas a irem para as unidades de acolhimento do município – lembrando que elas não são obrigadas a aceitar, sendo um trabalho de conversa e esclarecimentos. Muitas das pessoas abordadas não são de Petrópolis, outras possuem transtornos psiquiátricos ou são dependentes de álcool e drogas.

    Em nota, o município informou que as pessoas que aceitam o convite para o acolhimento passam pelo atendimento técnico (de assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais) e têm cama, cobertores, alimentação e banho. Além disso, uma série de atividades para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

    A Prefeitura completou dizendo que, nos últimos seis meses, 52 pessoas que estavam acolhidas no NIS foram reintegradas pela Secretaria de Assistência Social aos núcleos familiares delas.

    “Temos muito respeito pelas pessoas que estão em situação de rua. São pessoas que estão em uma situação muito difícil na vida delas. E o nosso trabalho junto a elas é diário. Nossas equipes conversam todo dia com elas. Sabem os nomes, as histórias de cada uma. Sempre tentando convencê-las a irem para as unidades de acolhimento da Prefeitura”, disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.

    Últimas