• HAC vai passar a oferecer psicologia para adolescentes até dezembro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/10/2018 14:50

    Responsável por quase 5 mil consultas por mês, o Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC) vem se tornando cada vez mais referência em atendimentos ambulatoriais no município. E para ampliar o acesso a procedimentos para a população, a unidade está implementando mais serviços e especialidades. Só neste ano, o Ambulatório passou a contar com gastroenterologia, acupuntura, reike e aplicação de vacinas BCG, além de educação em saúde para familiares de pacientes ostomizados.

    De janeiro a agosto, o Ambulatório do HAC realizou mais de 37 mil atendimentos. O maior registro foi em agosto, quando quase 6 mil pessoas foram consultadas nas mais de 30 especialidades oferecidas pela unidade. Uma delas, implementada no mês passado, foi a gastroenterologia especializada em doenças inflamatórias intestinais. Só no mês de início dos trabalhos, foram feitos 75 atendimentos. 

    “Tivemos a grande honra de trazer um profissional renomado na cidade, que é o médico José Francisco. Então, estamos divulgando o serviço, pois muita gente fazia o tratamento e confiava no atendimento dele em outra unidade até ele decidir se aposentar. Mas, agora, sabendo que ele está no Ambulatório, o paciente pode voltar com esta atenção”, contou o gerente do Ambulatório, Rene Giardini.

    Esta especialidade trata doenças como retocolite ulcerativa e Doença de Crohn. Perda de peso, dores abdominais e diarreias constantes podem ser sinais destas doenças e um especialista deve ser procurado, sendo possível uma melhor qualidade de vida.

    Em agosto, a novidade foi o serviço de Reike, oferecido por meio de parceria com a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO). Apenas com o toque das mãos, sem qualquer outra ferramenta, o método é utilizado com o objetivo de recuperar a saúde do paciente, gerando o equilíbrio das energias e as recompondo. 

    Para fazer as sessões no Ambulatório, é necessário procurar a Assistente Social na unidade e fazer a ficha de inscrição. Na sequência, o paciente é encaminhado para a terapia. Os atendimentos são realizados às terças-feiras, das 09h às 14h, e, quintas, das 09h às 17h.

    Outro método que trabalha a energia do corpo é a acupuntura. O serviço também está sendo oferecido no Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro. Em média, são oferecidos cerca de 130 atendimentos por mês na unidade. A terapia milenar, que teve origem na China há milhares de anos, consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Ela ajuda a tratar doenças e a promover saúde.

    A educação em Saúde para familiares de pacientes ostomizados vem para ampliar os cuidados e otimizar o tempo entre a alta e os atendimentos. Agora, o paciente que tem a alta já sai com as consultas agendadas. O serviço é oferecido por meio de parceria a Faculdade Arthur Sá Earp, que tem desenvolvido capacitação da especialidade com alunos que participam das reuniões.

    Até o fim do ano, o Hospital Alcides Carneiro vai passar a oferecer psicologia para adolescentes que se automutilam. A unidade já conta com psicologia adulta e infantil, realizando cerca de 90 consultas por mês. A ideia é promover cuidados que diminuam angústia e orientem pais de adolescentes que lidam com o sofrimento por meio de cortes no próprio corpo. 

    Últimas