Números vitaminados: prefeitura estima 600 mil pessoas na Bauernfest
Mas, gente… Melhor comprar uma calculadora nova porque essa que estão usando está descalibrada. No texto dos editais para as licitações – que conforme divulgamos aqui – acontecem a poucos dias do início dos festejos – a prefeitura estima que o público vai chegar a 600 mil pessoas “mesmo número de 2022”!
Como assim?
Mas, como assim? Em 2019, no auge da festa, a cidade recebeu 450 mil pessoas. Todo mundo lembra que era um mar de vans e ônibus de turismo e carros estacionados ao longo de toda a extensão da Barão do Rio Branco. Ano passado, que já foi meia boca e o público era visivelmente menor, não tinha como ter somado 600 mil pessoas. Ainda mais que foi fora de época, em agosto, por causa das chuvas. E como a festa ‘cresceu’ 33% de 2019 a 2023 passando por dois anos de pandemia e um de tragédia das chuvas é um mistério.
Preocupação e desespero
O presidente da Comissão de Transporte da Câmara de Vereadores, Hingo Hammes, disse que recebeu com ‘preocupação’ o planejamento do restabelecimento da operação de ônibus das empresas PetroIta e Cascatinha, após o incêndio que destruiu 74 veículos. Já o povo que estava na audiência e os usuários que estão sofrendo com 17 ônibus a menos até hoje, recebeu com desespero o tal plano.
Esse é o plano
Ficou assim o planejamento: em 30 dias serão 5 ônibus reparados, em 45 dias serão 10 ônibus seminovos, em 60 dias mais 10 (sendo metade reparados e metade seminovos) e em 90 dias outros 5 ônibus seminovos. Em seis meses prometem mais cinco ônibus recuperados e, em mais um ano, 20 veículos novos e seminovos. E aí fica a pergunta: o que seriam ônibus reparados? Os queimados que serão reformados?
Serviço básico
Mas, gente… é um serviço básico e necessário para o trabalhador e também para o estudante. Tá de lascar a lotação nos ônibus e com um mesmo veículo fazendo duas, três linhas triplicou o tempo de viagem penalizando a todos.
Ausência
A ausência sentida na audiência pública foi do presidente da CPTrans, Thiago Damaceno. Alegou o nascimento do filho, no dia 30, para faltar. Mas, vamos combinar, né? Apoiamos a licença paternidade, que pode chegar a 20 dias, mas homem não fica de resguardo, não. Dava pra ir considerando a importância do cargo que ocupa e a urgência do assunto.
É mole?
Ainda sobre a audiência pública na Câmara dos Vereadores e o incêndio na garagem das empresas PetroIta e Cascatinha: dos 48 carros queimados, 31 foram substituídos. Os outros 17 – isso mesmo: 17 – devem entrar em operação em 90 dias. Isso se tudo der certo. Considerando que vai dar, seriam quatro meses de sofrimento para o usuário.
Apoio às vítimas de desastres
Foi inaugurado no 3º andar do edifício-sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o Núcleo de Apoio às Vítimas inserida no âmbito da Coordenadoria de Promoção dos Direitos das Vítimas. O espaço foi idealizado para proteger e garantir apoio humanizado às vítimas de infrações penais, atos infracionais, graves violações de Direitos Humanos e de seus familiares. E está incluído neste rol de atendimentos pessoas que sofreram com desastres naturais e calamidades públicas.
Acesso pelo portal
Formado por uma equipe multidisciplinar capacitada, o Núcleo vai oferecer às vítimas um espaço específico de apoio e escuta especializada. A nova estrutura contará com um ícone próprio no portal do MPRJ, por onde a população poderá tirar suas dúvidas, conhecer seu funcionamento através de cartilhas e obter informações sobre como acessar o atendimento.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br