• Recadastramento do Cartão Imperial termina na próxima quinta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/10/2018 10:05

    Moradores de 12 localidades têm até a próxima quinta-feira (11) para recadastrar o Cartão Imperial. São beneficiários do Atílio Marotti, Jardim Salvador, Max Manoel Molter, Nova Aliança, Professor João de Deus, Quarteirão Brasileiro, Retiro, Roseiral, Vale dos Esquilos e comunidades do Alemão, do Neylor e São Luiz, que ainda não atualizaram seus cadastrados. A atualização acontece desde o dia 20 de agosto, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Retiro.

    Das 544 famílias cadastradas nesta região, 263 ainda não haviam procurado o CRAS para regularizar a situação até esta segunda-feira (08) e precisarão atualizar os dados para manutenção do benefício. Por serem regiões muito populosas, o atendimento foi dividido em ordem alfabética. A meta da prefeitura é manter ativo o benefício dos que comprovarem a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional para manter o recebimento de R$ 70 mensais. As convocações dos beneficiados estão sendo realizadas junto aos Centros Comunitários, unidades de Saúde e templos religiosos das localidades.

    "Este foi um processo bem sucedido durante o ano passado, com a convocação dos beneficiários por ordem alfabética. Isto, para garantir um atendimento mais organizado. Quem, ainda assim, não conseguiu atualizar o cadastro durante a etapa em que aconteceu em seu bairro, pode procurar o CRAS mais perto e se regularizar", reforça a secretária de Assistência Social, Denise Quintella. Seguindo o cronograma, nesta terça-feira (09.10), serão atendidos beneficiários cujo nome inicie com as letras “S”, “T” e “U”. Na quarta e na quinta-feira (10 e 11), será a vez das letras “V”, “W”, “X”, “Y” e “Z”.

    As famílias que não se recadastrarem terão, inicialmente, o benefício bloqueado por 30 dias. Atualmente, o município conta com 5.118 pessoas com os cadastros atualizados e 1.718 usuários já foram desligados do programa por não comprovarem a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional.

    “Importante frisar que o desligamento não é automático. Primeiro, o benefício é bloqueado. Então, a família que não conseguir utilizar o benefício deve procurar atendimento no CRAS mais próximo de sua residência ou o atendimento junto à Secretaria localizada no Centro Administrativo da prefeitura na Avenida Barão do Rio Branco para avaliar o cadastro", afirma Denise Quintella.

    O CRAS Retiro fica na Rua Henrique Dias, 221, no Retiro. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, de 9 às 16h.

    Como se recadastrar?

    O recadastramento do Cartão Imperial garante o recebimento do benefício aos atendidos que estejam dentro dos critérios do programa, ou seja, que comprovem situação de vulnerabilidade social e estejam devidamente cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Caso a família não atualize os dados, o benefício é inicialmente bloqueado para que a pessoa entre em contato com a Secretaria de Assistência Social para regularizar o cadastro.

    A Secretaria de Assistência Social disponibiliza uma equipe para convocar as famílias por telefone. Para fazer o recadastramento, o usuário deve levar documento de identificação, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho ou comprovante de renda, certidão de nascimento dos filhos menores, comprovante de escolaridade e carteira de vacinação dos menores de 10 anos.

    Pessoas com deficiência ou portadores de doença crônica devem apresentar laudo ou comprovante de acompanhamento médico. Em casos de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelos telefones (24) 2233-8109 e 2233-8110.

    Últimas