• Após confusão na Copa Verde, Goiás e Cuiabá se reencontram em duelo direto contra rebaixamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/06/2023 07:30
    Por Estadão

    Com o Goiás na zona de rebaixamento e o Cuiabá próximo, os rivais do centro-oeste brasileiro travam uma disputa contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro, no domingo, às 18h30, no estádio da Serrinha, em Goiânia (GO), pela nona rodada. Os clubes já se enfrentaram este ano, pela semifinal da Copa Verde, cujo título ficou com o Goiás. O duelo foi marcado por uma confusão no vestiário do Cuiabá, num empurra-empurra entre jogadores e homens da Polícia Militar.

    Depois de ter vencido o Goiás na Arena Pantanal por 1 a 0, o Cuiabá foi até a Serrinha precisando do empate para ir à final da Copa Verde. Em jogo quente, Deyverson e Pitta acabaram expulsos e o Goiás venceu por 2 a 0 e, consequentemente, avançou para a decisão. No vestiário, muita confusão e reclamação do elenco do Cuiabá com a arbitragem. A Polícia Militar acabou intervindo e o clima esquentou de vez, com o clube cuiabano acusando os policiais de agredirem o meia Matheus Alexandre.

    Na última quarta-feira, o Goiás voltou a vencer o Paysandu, desta vez por 2 a 1 e se tornou campeão da Copa Verde com o placar agregado de 4 a 1 – tinha vencido fora por 2 a 0. Ainda vivo na Sul-Americana, não vem tendo o mesmo desempenho no Brasileiro. O time vem de derrota para o São Paulo por 2 a 1 e abre a zona de rebaixamento, em 17º, com sete pontos.

    Agora o Cuiabá disputa somente o Brasileiro. Pelo terceiro ano seguido, o clube ainda tem como meta a sua permanência na elite. O clube mato-grossense vem de dois jogos sem perder e de um empate contra o lanterna Coritiba, por 1 a 1. Na tabela, é o 15º, com oito pontos.

    O técnico Emerson Ávila terá dois retornos no time cuiabano. Após cumprir suspensão contra o São Paulo, o volante Zé Ricardo entra como titular. Quem também retorna é o atacante Vinícius, recuperado de lesão. O atacante entrou em campo na quarta-feira e marcou um dos gols do título da Copa Verde.

    Por outro lado, o treinador não terá o zagueiro Lucas Halter, suspenso com o terceiro amarelo. Reserva imediato, Sidimar será acionado para formar a dupla de zaga com Bruno Melo. O meia Morelli está em transição física, mas ainda não reúne condições de jogo.

    “O título renova todo o ânimo, alegria e vontade. Sabemos que somos capazes. Nos enche de energia e nos dá mais confiança para gente e para o torcedor, para reagir já no domingo, em casa onde somos mais fortes” disse Apodi, um talismã no time goiano.

    O técnico António Oliveira, invicto desde a sua volta ao Cuiabá, pode escalar o volante Denilson no time titular, após cumprir suspensão na última partida. Com isso, Ronald vai ser opção no banco de reservas. Quem pode retornar é o lateral Uendel. Liberado pelo departamento médico, o lateral não atua desde julho de 2022, quando rompeu os ligamentos do joelho direito. Entretanto, o lateral PK, se lesionou no aquecimento contra o Coritiba e é dúvida, porém como é considerado reserva, não chega a ser um problema.

    Há confiança num bom resultado, mesmo atuando fora de casa, como comentou Fernando Sobral, um dos líderes do grupo: “Tem a rivalidade por tudo que aconteceu na Copa Verde. No vestiário ficou uma coisa feia, toda a discussão, quebraram o portão. Os policiais foram muito grosseiros. Foi uma situação que aumentou a rivalidade e que a gente possa levar a melhor contra o Goiás na casa deles. E que possa ser diferente, terminar tudo em paz, com a gente trazendo os três pontos na bagagem.”

    Últimas