• Obras da Casa de Santos Dumont estão atrasadas; ponto turístico está fechado desde o início de fevereiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/06/2023 18:00
    Por Enzo Gabriel

    *Matéria atualizada às 19h para inclusão de resposta da Prefeitura

    Um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, a Casa de Santos Dumont está fechada por conta de obras de revitalização desde fevereiro. As intervenções no local tinham o prazo de 90 dias para a conclusão. Mais de um mês após o fim do prazo, no entanto, o museu segue fechado.

    Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, a Encantada recebe mais de 100 mil visitantes por ano. Os trabalhos no local tinham como objetivo reformar a fachada, o telhado e a parte interna da Casa de Santos Dumont e do Centro Cultural 14 Bis, que também fica no local. A execução do serviço foi orçada em R$ 480 mil reais.

    Aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a reforma deveria ter sido entregue no início de maio, portanto, está cerca de um mês atrasada. A Prefeitura foi questionada sobre os motivos do atraso e o andamento da obra, além do novo prazo de entrega, e informou apenas que o local será reaberto em breve.

    Museu Casa de Santos Dumont

    O Museu Casa de Santos Dumont fica no local onde era residência de verão de Alberto Santos Dumont. A residência, conhecida como “Encantada”, conta com acervo de livros, objetos, cartas e mobiliário, assim como o chuveiro com água quente, único do Brasil na época, e os degraus que só podem ser acessados começando com o pé direito. No Centro Cultural 14 Bis, anexo à casa, é possível assistir a um curta metragem sobre a história de Santos Dumont.

    Últimas