Petrópolis terá dois deputados federais e um deputado estadual
Petrópolis terá na Câmara dos Deputados dois representantes – Hugo Leal (PSD) e Daniel Silveira (PSL) – e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), apenas um deputado, Marcus Vinicius Neskau, reeleito para mais um mandato.
O ex-prefeito Rubens Bomtempo, apesar de ter conquistado 23.661 votos, não aparece na lista, pois seus votos não foram computados, pois está com o registro de sua candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele concorreu por causa de recurso deu entrada no Tribunal Superior Eleitoral (TES) e aguarda julgamento.
O deputado Hugo Leal agradeceu a sua reeleição, ressaltando as dificuldades encontradas devido ao processo eleitoral que mudou e por causa do descrédito da classe política. "Em primeiro lugar, preciso agradecer mais uma vez aos eleitores de Petrópolis que me colocaram entre os mais votados na cidade. Tivemos uma campanha muito diferente, com menos tempo para conversar com o eleitor e novas regras, e com a dificuldade extra de enfrentar o descrédito da classe política por tudo que vem acontecendo no nosso estado e no Brasil. Ainda assim, tivemos sucesso e Petrópolis pode ter certeza que o trabalho continua, que seguirei trabalhando em Brasília para trazer recursos e viabilizar projetos no nosso município", afirmou Leal.
Daniel Silveira, primeira vez eleito para deputado federal, não foi encontrado para falar sobre sua eleição. O presidente do seu partido na cidade, PSL, Octávio Sampaio disse que foi uma grande vitória e que agora vão se preparar 2020, quando o objetivo é eleger uma bancada forte de vereadores.
Os demais candidatos de Petrópolis não conquistaram uma vaga na Câmara dos Deputados e nem na Alerj. Na cidade, Jamil Sabrá foi o terceiro mais votado entre os candidatos a deputado federal e para Alerj, o primeiro foi Bomtempo, seguido da vereadora Gilda Beatriz. Yuri Moura foi o quarto mais votado.