• Anatel libera oferta e implantação de 5G em Teresópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Município já tem liberação para implantação da faixa que atende ao 5G e prestadoras podem solicitar licenciamento das estações.

    01/06/2023 11:42
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura de Teresópolis informou, nesta semana, que a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações já liberou a oferta e implantação do 5G no município. Segundo o Executivo, a liberação da faixa 3.5GHz, que atende ao 5G, estava prevista para ocorrer até o final de junho, porém, Teresópolis já possui a liberação desde o dia 2 de maio. As prestadoras já podem solicitar licenciamento das estações na cidade. Segundo a Prefeitura, esse é mais um importante passo no seguimento do programa municipal ConectaTerê, que tem o objetivo de ampliar a conectividade e reduzir a desigualdade digital em Teresópolis.

    A Secretaria de Ciência e Tecnologia destaca que as atividades de migração para o sinal 5G começaram em março. “Nos municípios liberados, como aqui em Teresópolis, as prestadoras do SMP proponentes vencedoras da faixa de 3,5 GHz podem licenciar estações para uso da faixa. Tivemos o planejamento aprovado e a faixa liberada no dia 2 de maio”, explica o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

    O secretário destaca que Teresópolis adequou sua legislação às necessidades mais recentes, ficando entre os 35 primeiros municípios do país aptos a receber a tecnologia 5G, contribuindo para a atração de novos investimentos em infraestrutura tecnológica.  

    Vale destacar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades, já que a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

    Últimas