• Palmeiras vai a Fortaleza para selar vaga na Copa do Brasil e abafar polêmicas de Abel Ferreira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/05/2023 07:00
    Por Marcos Antomil / Estadão

    Vice-líder do Campeonato Brasileiro, sendo único invicto no torneio, atual campeão paulista e com vaga encaminhada para as quartas de final da Copa do Brasil. Poderia ser um mar de rosas para o Palmeiras, mas espinhos apareceram no último fim de semana diante de nova polêmica com o técnico Abel Ferreira como protagonista. Diante do Fortaleza, nesta quarta-feira, às 19h, na Arena Castelão, a equipe alviverde quer confirmar a classificação e redirecionar o foco para não perder o rumo na temporada.

    No último domingo, o Palmeiras somou seu terceiro empate consecutivo no Brasileirão, diante do Atlético-MG. Para além do polêmico impedimento anotado em golaço de Rony, os holofotes se voltaram para Abel. O técnico tomou o celular da mão do jornalista Pedro Spinelli, que gravava uma discussão entre o diretor de futebol, Anderson Barros, e o quarto árbitro Ronei Alves na zona mista do Mineirão. O português se desculpou pelo ato, mas as discussões do futebol brasileiro ficaram centradas nele nos últimos dias. Uma classificação sem sustos na Copa do Brasil está no script e pode ajudar a abafar a polêmica.

    No jogo de ida, no Allianz Parque, o Palmeiras conseguiu uma importante vitória por 3 a 0. A boa vantagem permite ao clube alviverde perder por até dois gols de diferença para avançar. Se perder por 3 a 0, 4 a 1, 5 a 2 ou quaisquer outros placares com três gols de vantagem para o Fortaleza, a vaga será decidida nos pênaltis. Ao time tricolor resta vencer ao menos por quatro gols de diferença para chegar às quartas de final.

    Apesar da longa sequência usando os titulares, Abel não poupou seu principais atletas da viagem, mas pode optar por mesclar a equipe. Dois desfalque são certos: lateral-direito Marcos Rocha, que voltou a sentir uma lesão, e Artur, que já atuou na Copa do Brasil pelo Red Bull Bragantino e não pode defender outras cores ao longo do torneio. Essa partida encerra uma série de quatro jogos consecutivos do Palmeiras longe do Allianz Parque. No próximo domingo, o time volta a atuar em casa, contra o Coritiba, pelo Brasileirão.

    “É muito jogo em sequência e muitos fora de casa. É normal que às vezes a gente sinta um pouco de cansaço. São viagens e jogos com intensidade, mas todo mundo aqui tem um nível de comprometimento muito bom com aquilo que precisa ser feito e o Palmeiras dá toda a estrutura para podermos nos recuperarmos da melhor maneira possível para a partida seguinte. O Abel fala muito para fazermos o nosso melhor nas circunstâncias que temos. Vamos para mais uma viagem, temos uma vantagem grande, mas temos de ter inteligência para podermos voltar com a classificação”, afirmou Raphael Veiga antes da viagem ao Ceará.

    Na capital cearense, o Palmeiras também defende uma sequência de 15 jogos sem perder na temporada. Uma vitória poderá trazer ainda outra marca: 100 triunfos do time na história da Copa do Brasil. O Fortaleza, por sua vez, quer usar esse duelo para reafirmar a boa fase após duas vitórias seguidas. “É bom vencer, ainda mais quando se merece ganhar, é muito importante para o ânimo de todos”, disse o técnico Juan Pablo Vojvoda.

    Últimas