Licitação da BR-040 pode ser feita já sob novo modelo e pedágio mais barato
Em junho, o governo federal vai apresentar um novo sistema para os leilões das rodovias federais, incluindo aí a ‘nossa’ BR-040, trecho entre Rio e Belo Horizonte. O Ministério dos Transportes também sinaliza em aplicação de recursos públicos nos contratos para garantir que as empresas vencedoras façam obras específicas. No nosso caso, seria a nova pista de subida da serra que estaria na faixa de R$ 1,3 bilhão (pelo menos no mega projeto apresentado pela Concer e que acabou abandonado). Se ele vai ser mantido ou substituído aí já é outra história. Mas, pelo menos, haverá a garantia da nova pista ser executada.
Pedágio mais barato
Outra novidade é que as novas concessões, incluindo a BR-040, já serão feitas com o modelo de free flow, pedágio sem cancelas, que usa tags, câmeras e sensores para identificar os veículos. A vantagem é que só se paga tarifa correspondente ao trecho efetivamente rodado. A previsão é de pedágio até 20% mais barato apenas com esse sistema.
Ainda em 2023
Pelo menos a gente já fica garantido que dos 10 leilões previstos até 2024, o ‘nosso’ da BR-040, sai ainda este ano, ao lado de outros três primeiros. Os outros seis acontecem somente no ano que vem.
Eu, hein!
Longe de a gente se meter na vida da prefeitura, mas a gente viu pedras soltas sendo acomodadas nas margens do Rio Piabanha, na Barão do Rio Branco. E sem qualquer sustentação, só mesmo arrumadas (bem arrumadas, por sinal) nas laterais das calhas do rio. Tem certeza que uma próxima chuva forte não pode levar essas pedras? Que muro de gabião é esse sem gabião?
E o Japão?
Falando em chuvas, em maio do ano passado a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan Internacional Cooperation Agency – JICA) anunciou que concluiu a primeira etapa do trabalho de análise de campo das áreas afetadas pelas chuvas de fevereiro e março. Um dos objetivos da JICA foi avaliar a possibilidade de implantação do projeto SABO, que prevê a construção de barreiras, já utilizadas no Japão, para a retenção de fluxo de detritos em áreas com risco de deslizamento e minimizam os danos às edificações. Depois, nunca mais ouvimos falar do assunto.
Resistência
Vocês repararam também? Não tem um ano o asfalto na Washington Luiz – serviço do Estado – e já tem alguns pontos próximo à margem do rio com afundamento. Tá certo que tem um tráfego pesado ali, mas não era para durar mais?
Uma das causas
Um dos motivos de alguns secretários não conseguirem o rendimento que desejam de suas pastas tem a ver com a insatisfação dos funcionários com muitos cargos em comissão. Sem a expertise necessária só dão mancada e o servidor de carreira fica indignado e acaba só apagando incêndio.
Segurança em Itaipava
E a Secretaria estadual de Governo está procurando um imóvel para alugar em área central de Itaipava. A meta é usar como sede do programa Segurança Presente que deve ser baseado no distrito.
Oktoberfest
Para os experientes no assunto, a Bauernfest, conforme a gente mostrou aqui esses dias, nesta edição de 2023, é crucial para manter o evento em alta. Uma festa sem a potência que foi em anos anteriores pode comprometer o evento já para 2024. E vão mais além: a Oktoberfest Petrópolis, este ano em sua quinta edição e que acontece de 07 a 10 de setembro e 15 a 17 de setembro, no Parque de Exposições, pode acabar superando a ‘original’ festa do colono alemão.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br