Trânsito terá alterações para as eleições já a partir desta sexta-feira
Uma série de alterações no trânsito estão programadas a partir de sexta-feira (05) em decorrência da eleiçãa que será realizada no domingo (7), dia em que os ônibus vão operar em horário de sábado. Haverá também mudanças de itinerários do transporte coletivo, devido a fechamentos de ruas e alterações em pontos de ônibus, bem como proibição de estacionamento em áreas demarcadas, como a toda a extensão da Rua do Imperador. A orientação é que os eleitores que foram utilizar o carro para ir votar fiquem atentos às mudanças e orientações de agentes de trânsito.
Ônibus da Cidade Real, PetroIta, Cascatina e Turb, ao seguir para o Centro, terão seus itinerários desviados pela Rua Imperador. As linhas que realizam ponto final no Bosque do Imperador terão o itinerário desviado no sentido Centro X bairro para as ruas Barão de Teffé, Nilo Peçanha, Rua da Imperatriz, Av. Ipiranga (lado par) e segue o restante do itinerário normalmente. Já aqueles que atendem o bairro Alto Independência pela Rua das Palmeiras serão desviados pela Rua Ângelo João Brand. Haverá proibição de estacionamento na Rua Nilo Peçanha devido à mudança.
“Os ajustes são feitos visando dar mais agilidade no trânsito, ao mesmo tempo em que garante os bloqueios em áreas para distribuição de urnas e apuração dos votos. É recomendado às pessoas que votam longe de casa a utilização de transporte público para evitar trânsito próximo às zonas eleitorais. As empresas estarão atuando durante o período de votação com a frota total e em horários praticados no sábado, podendo, inclusive, aumentar a oferta de veículos em caso de demanda acima do esperado”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.
No domingo serão interditadas as ruas D. Pedro, Barão de Teffé e o Bosque do Imperador para estacionamento dos veículos a serviço do Tribunal Regional Eleitoral. Serão disponibilizadas placas de trânsito e agentes para os locais, que poderão auxiliar a população em casa de dúvidas. Será proibido virar à esquerda na saída do estacionamento do Shopping D. Pedro e Santo Antônio. Já na esquina das ruas Barão de Teffé com a Rua do Imperador, a proibição vai ser de virar à direita. Também será proibido o acesso à Nilo Peçanha de carro.
Todo o lado ímpar da Avenida Ipiranga será bloqueado para o estacionamento de veículos à disposição do TER, mantendo o fluxo apenas em um sentido. Será proibido virar à esquerda na Tabelião Moret, que contará com bloqueio. Para quem irá seguir para o Quissamã, a indicação é que vire à direita. Na saída do Estrada Saudade, as placas impedirão o acesso à direita.
Haverá, ainda, obstrução de trânsito na Rua das Palmeiras, que compreende a fachada do Ciep Santos Dumont, no bairro Independência. Os ônibus estarão sendo desviados para a rua Ângelo João Brand.
O Circuito de Lazer, na Av. Barão do Rio Branco, será montado apenas até à altura da Xerium, em frente ao Corpo de Bombeiros. Isso acontece devido ao SESI ser um importante local de votação, gerando entrada e saída de diversas pessoas e veículos no domingo.
Antes, porém, no sábado, serão liberados os acostamentos e áreas de embarque e desembarque da Avenida Ipiranga para veículos à disposição do TRE, a partir das 9h. Já na sexta-feira haverá interdição de meia pista no Bosque do Imperador, entre 6 e 13h. Ficará proibida a parada e o estacionamento da rua durante este período.