Confira quais documentos podem ser usados na hora de votar
Os petropolitanos, no dia 7 de outubro, vão às urnas escolher o presidente, dois senadores, deputado federal, governador e deputado estadual. Conforme a Justiça Eleitoral, o horário de votação será das 8h às 17h. O voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, com idade entre 18 e 70 anos.
De acordo com a Justiça Eleitoral, quem perdeu o título consegue saber o número do documento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informando o nome, data de nascimento e o nome da mãe. O eleitor em situação regular também pode obter a via digital do título. O aplicativo e-Título, está disponível para smartphones e tablets.
Caso o eleitor já tenha feito o recadastramento eleitoral com coleta de biometria, a versão do e-Título virá acompanhada da fotografia, o que permitirá sua identificação na hora do voto. Neste caso, bastará apresentar a versão digital do documento para votar. Para quem ainda não fez o recadastramento biométrico, a versão do e-Título será baixada sem a foto. Nessa hipótese, o eleitor está obrigado a levar um documento oficial de identificação com foto.
Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor para votar. O eleitor deve se dirigir à sua seção eleitoral e apresentar ao mesário um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação).
O eleitor deve ficar atento na hora de votar sobre a ordem que os candidatos vão aparecer: A votação vai ser nesta ordem: deputado federal: número com 4 dígitos; deputado estadual ou distrital: número com 5 dígitos; senador (primeira vaga): número com 3 dígitos; senador (segunda vaga): número com 3 dígitos; governador: número com 2 dígitos; presidente: número com 2 dígitos.