Inclusão de Petrópolis no Estradas AgroRJ foi solicitada pelo secretário de Governo Bernardo Rossi
Berço da produção de orgânicos do estado do Rio de Janeiro, a região do Brejal, no distrito da Posse, em Petrópolis, terá acessos recuperados e revitalizados com a chegada de equipamentos do Estado nesta sexta-feira (19). A inclusão de Petrópolis no programa Estradas AgroRJ atende a uma demanda apresentada pelo secretário de Governo Bernardo Rossi.
A região, no quinto distrito, possui cerca de 250 produtores rurais, o que corresponde a um terço do total de 800 existentes em toda cidade, conforme dados contabilizados pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrópolis.
“A inclusão de Petrópolis no programa Estradas AgroRJ é de suma importância para os produtores, principalmente na região do Brejal, que é a que mais precisa neste momento. Agradeço ao governador Cláudio Castro, ao secretário de Agricultura Dr. Flávio, e ao secretário de Governo Bernardo Rossi, que foi sensível à nossa causa e fez chegar nosso apelo ao governo do Estado”, destaca o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrópolis, Henrique Mesquita da Costa.
Preservar e conservar as estradas vicinais é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento . “O programa Estradas AgroRJ proporciona desenvolvimento nas estradas rurais a fim de facilitar o escoamento da produção agropecuária e a trafegabilidade da população residente nas comunidades rurais”, explica o secretário de Agricultura Dr. Flávio, acrescentando que “Petrópolis recebe quatro equipamentos: uma moto niveladora, uma retroescavadeira e dois caminhões basculante”.
“Este apoio do Estado é fundamental para melhorar as condições para escoamento da produção e reduzir custos para os produtores. A chegada dos equipamentos fortalece a produção rural e consequentemente a economia de Petrópolis”, destaca o secretário de Governo Bernardo Rossi, lembrando que desde 2018 a cidade tem o titulo de Capital Estadual dos Produtos Orgânicos. “O Brejal é pioneiro neste modelo de produção – foi a primeira região no Estado a produzir produtos sem o uso de agrotóxicos”, assinala Bernardo.
O Patrulha Agrícola Mecanizada disponibiliza equipamentos e serviços destinados à melhorias na conservação de estradas para áreas rurais dos municípios. Ao todo, o programa irá beneficiar 89 mil pessoas e 45 mil agricultores fluminenses. As obras vão gerar milhares de empregos diretos e indiretos.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, é a responsável por estabelecer critérios técnicos para atendimento do Programa Estradas AgroRJ e, também, pela indicação das principais vias por onde circula o maior volume de produção rural e o maior número de agricultores beneficiados.