• Incêndio na garagem da Petro Ita e Cascatinha: perícia contratada pelo Município poderá servir para instruir outras medidas judiciais, mas sem interferência nas investigações criminais já em curso, diz MPRJ

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Prefeitura anunciou contratação de profissional independente para investigar causas do incêndio na garagem da Petro Ita e Cascatinha

    18/05/2023 15:20
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Nessa quarta-feira (17), a CPTrans divulgou a contratação de um perito independente para investigar o incêndio na garagem da Petro Ita e da Cascatinha, ocorrido no dia 9 de maio. De acordo com a Prefeitura, o profissional vai iniciar os trabalhos no local assim que o Ministério Público autorizar o acesso à garagem pela CPTrans.

    No entanto, o MPRJ foi procurado pela equipe da Tribuna e a Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Petrópolis informou que a perícia eventualmente contratada pelo Município poderá servir para instruir outras medidas judiciais, sem interferência nas investigações criminais já em curso. Em nota, o Ministério Público informou que “a persecução penal é exercida exclusivamente pelo Estado, motivo pelo qual qualquer perícia feita por perito particular será ou não admitida como peça de informação, no curso das investigações, a critério do Ministério Público, destinatário do inquérito policial, na qualidade titular exclusivo da ação penal pública. Além disso, a figura do assistente da acusação não é admitida na fase das investigações, sendo certo que tal admissão somente será possível em Juízo, após deflagrada a respectiva ação penal pública e somente nas hipóteses previstas em lei”.

    As informações da contratação do perito independente foram trazidas pelo diretor-presidente da CPTrans, Thiago Damaceno, nessa quarta-feira (17), durante reunião do gabinete de crise do transporte público. Além de Damaceno, participaram da reunião: o procurador-geral do município, Miguel Barreto; o secretário de Controle Interno, Thiago Gibrail; representantes das empresas de ônibus que operam na cidade; técnicos da CPTrans; e o gabinete do vereador Léo França.

    Crise no transporte público agravada em Petrópolis, após incêndio atingir garagem das empresas Petro Ita e Cascatinha.
    Foto: Enzo Gabriel/Redação Tribuna

    Sem dar muitos detalhes do objetivo e importância da contratação do perito independente, Damaceno informou que a contratação do profissional é “um passo importante que a cidade dá na resposta a essa crise” e que outras instituições também investigam o caso, como o Ministério Público, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. Ainda de acordo com o diretor-presidente da CPTrans, essas são investigações que darão respostas à cidade sobre o que aconteceu.

    A Tribuna de Petrópolis também entrou em contato com a Polícia Civil, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

    Últimas