• Conjunto Habitacional da Posse aguarda conclusão de obras há 12 anos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/05/2023 19:38
    Por Enzo Gabriel

    Idealizado para ser moradia de pessoas que perderam a casa nas chuvas de 2004, 2008 e 2011, o Conjunto Habitacional da Posse começou a ser construído em 2011, mas não teve as obras concluídas até hoje. Nestes 12 anos, uma parte do projeto, que envolve a Prefeitura de Petrópolis e o Governo do Estado, foi entregue, enquanto outra parte aguarda conclusão.

    Na divisão, o Governo Municipal ficou responsável pela construção de seis blocos, enquanto o Governo do Estado ficou responsável por outros seis, além da infraestrutura. As primeiras 24 moradias foram entregues em 2016. Em 2018, mais 120 unidades tiveram seus proprietários definidos. No entanto, 24 apartamentos ainda não foram entregues. As unidades que faltam são de responsabilidade da prefeitura e compõem os blocos 8 e 11.

    Para que a obra seja finalizada, uma licitação foi realizada para a conclusão dos blocos. A vencedora foi a CS Bastian Serviços de Engenharia, que recebeu o valor de R$ 1.252.111,97 para concluir o trabalho em 180 dias, contados a partir do dia 5 de maio deste ano.

    Conjunto tem diversos problemas

    Pouco tempo depois da entrega e ainda sem ter sido concluído, o conjunto já apresentava diversos problemas, sendo um “pesadelo” para os moradores. Com apenas três meses morando no local, pessoas já denunciavam infiltrações, goteiras e infestação de pombos. No fim de 2020, moradores relataram água entrando nas residências quando chovia.

    Projeto

    Localizado na Estrada Silveira da Mota, no km 2,5, o projeto do Conjunto Habitacional previa 12 blocos de três pavimentos com quatro apartamentos por andar, o que totalizaria 144 unidades habitacionais. Cada unidade teria uma vaga no estacionamento e o conjunto ainda contaria com área de convivência e trabalho técnico social com as famílias beneficiárias.

    Órgãos responsáveis

    Tanto a Prefeitura de Petrópolis, quanto a Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab) foram procuradas pela Tribuna para o esclarecimento de questões relacionadas ao projeto. A Cehab afirmou que já conclui sua parte no projeto.

    A Secretaria de Obras informou que a obra do Conjunto Habitacional da Posse é uma das de grande e médio porte que vem sendo realizadas desde 2022. Com a conclusão do processo licitatório, a ordem de início deve ser dada nos próximos dias.

    *Atualizada às 17h25 do dia 18/05 para a inclusão do posicionamento da Prefeitura.

    Últimas