Prefeitura vai leiloar milhares de equipamentos que viraram sucata
Serão 30 lotes com milhares de itens cada. Vai de mesas e cadeiras passando por luminárias de postes, carros e caminhões. É fruto de renovação dos móveis em repartições públicas que foram principalmente estragados pelas chuvas. Mas, tem também objetos mais antigos e até aqueles caminhões e tratores que estão lá no lixão de Pedro do Rio. E antes que digam: havia sucata de veículos desde antes a gestão Rossi. O leilão será realizado sob a forma eletrônica no dia 30 de maio, às 11h.
Galpões
No meio da notícia achamos interessante que os objetos, além do lixão, estão em galpões do Bingen, Vila Militar e Quissamã. Depois a prefeitura aluga mais imóveis porque os que estão à sua disposição, próprios e alugados, não dão conta…
Ficção?
Depois da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e do Brexit na Europa, Benny T. S. desembarca em Vera Cruz para uma nova missão: eleger presidente um político até então insignificante para a população. Como poderia colocar uma liderança do baixo clero no topo do pódio de uma corrida eleitoral? Para ele, só tem um jeito: distorcer as informações. “O pai das fake news”, novo livro do escritor e cineasta Paulo Nascimento, é a história fictícia do homem considerado o mago das campanhas políticas. Ele é capaz de derrubar qualquer concorrente e sua maior arma é a manipulação. Sei não, acho que já vi esse livro na real.
Hugo, o preferido de Castro
Para quem achou que era apenas um balão de ensaio, parece que é sério mesmo o papo de que o governador Cláudio Castro quer o deputado federal licenciado, hoje secretário estadual de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, como seu candidato a prefeito em Petrópolis. E quem vai disputar com ele a vaga deve ser o deputado Sérgio Fernandes, que é do partido de Leal, o PSD de Eduardo Paes, que quer também ser candidato.
Anota aí
Para anotarem e depois não dizer que a gente não avisou: são dois nomes ‘novos’ para a disputa a prefeito. Ainda que Hugo Leal seja bem conhecido na cidade, Sérgio Fernandes, não. E qualquer terceira via que passe longe de Bernardo Rossi e Rubens Bomtempo tem 99% de chance de ser eleita. Sérgio Fernandes ainda leva a vantagem de ser petropolitano.
Aluguel social
Falando nisso, o deputado estadual Sergio Fernandes, que quer se tornar mais conhecido do petropolitano, distribuiu material criticando a prefeitura por “perpetuar o aluguel social ao não apresentar uma política municipal de habitação”. Segundo ele, há famílias recebendo o aluguel social desde 2007. Serginho, anota aí, porque tá errado: É desde 2002 e o aluguel social foi criado em Petrópolis na sua primeira gestão de Bomtempo como prefeito e virou referência para todo o país. Na época, o valor era de R$ 200.
E os terrenos?
O deputado diz que há recursos para isso (construção de casas). E aí, lembramos: e aquela relação de 80 terrenos passíveis de moradias populares que estaria nas mãos, ou melhor, nas gavetas da Câmara de Vereadores e da prefeitura?
Cabo tensionado
Já dava estresse quando estava sob a esfera da Secretaria de Turismo e a tendência é que se agrave com o Meio Ambiente agora presidindo o Comitê Gestor do Parque de Exposições, em Itaipava. Empresários reclamam de uma certa antipatia do titular da pasta com o setor, em especial, com o de eventos.
E só
A notícia anunciada pela prefeitura que, passados nove dias do incêndio na garagem da PetroIta e Cascatinha, dos 48 ônibus queimados e que estavam em operação, 27 foram substituídos. Assim, 65% da oferta voltou à ‘normalidade’. Sem qualquer previsão do retorno total.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br