• Atropelamentos e acidentes envolvendo carro e moto em Petrópolis crescem mais de 14% em comparação com os quatro primeiros meses de 2022

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/05/2023 12:35
    Por Helen Salgado

    O número de acidentes em Petrópolis nas últimas semanas chamaram a atenção dos petropolitanos. Foram atropelamentos, acidentes envolvendo carros, caminhões e motos. Um deles, na BR-040, fez uma vítima fatal.

    De acordo com os dados disponibilizados pelo Hospital Santa Teresa – referência no atendimento às vítimas de acidentes – foram 370 pessoas atendidas por ocorrências envolvendo veículos neste ano. Já em 2022 foram 318 registros. Nos quatro primeiros meses de 2023, houve um aumento de 14,05%. Os números são de pacientes atendidos pelo SUS e por convênio.

    Leia também: Acidente entre carro e caminhão interdita km 63 da BR-040, nas imediações de Araras

    O HST recebeu 48 vítimas – entre homens e mulheres – de atropelamento neste ano. Já em 2022 foram 37. No comparativo, houve um aumento de 22,92% no atendimento em 2023.

    Dados de vítimas do trauma atendidas pelo convênio

    No ano passado, foram registrados 35 acidentes envolvendo carro e moto entre janeiro e abril. Já neste ano foram 55. Um aumento de 36,36%.

    Nos quatro primeiros meses deste ano, março foi o mês em que o HST mais recebeu vítimas de acidentes de trânsito: foram 17 registros. O segundo mês mais movimentado foi abril, com 15 pacientes.

    O HST recebeu três vítimas de atropelamento entre janeiro e abril deste ano. Sendo que em janeiro, foram registrados dois casos e em fevereiro, apenas um. Nos quatro primeiros meses do ano passado, o número é igual ao de 2023.

    Dados do ISP

    De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), no ano passado, foram registrados 326 acidentes de trânsito e 335 delitos de lesões corporal culposa no trânsito – quando o condutor do veículo ofende a integridade corporal ou a saúde de outra pessoa, por imprudência, negligência ou imperícia (ou seja, sem a intenção de produzir o resultado). Já na questão dos atropelamentos no município foram registrados 44 em 2022.

    Desatenção ou falta de sinalização?

    Para alguns, o problema está na falta de sinalização. Já para outros, falta conscientização e responsabilidade no trânsito. Na tarde dessa terça-feira (16), um engavetamento envolvendo quatro veículos aconteceu em Nogueira.

    Engavetamento em Nogueira, nessa terça (16).
    Foto: Reprodução

    Frequentadores e motoristas que passam pelo local diariamente afirmam que falta sinalização no local, sobretudo, por conta da entrada de um condomínio na região. Questionamos a CPTrans sobre a possibilidade de estudos para melhorar o tráfego na localidade, mas não recebemos retorno até o momento.

    Leia também: Quatro veículos se envolvem em acidente em Nogueira na tarde desta terça-feira (16)

    Na tarde desta quarta-feira (17), mais um acidente chamou a atenção dos petropolitanos: um táxi capotou no Valparaíso. Os Bombeiros atenderam um homem, a única vítima do acidente.

    Leia também: Táxi capota no Valparaíso na tarde desta quarta-feira (17)

    Últimas