Athletico-PR encara Botafogo pela Copa do Brasil e defende tabu na Arena da Baixada
Athletico-PR e Botafogo vão se enfrentar pela primeira rodada das oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (17), às 21h30, na imponente Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Além do apoio de sua torcida, o time rubro-negro defende um tabu de 15 anos em cima do rival.
Já se passaram quase 15 anos desde a última vitória do Glorioso no Paraná, por qualquer competição. Desde então, foram 12 jogos como mandante do Furacão contra o Botafogo, com nove vitórias dos paranaenses e três empates.
Apesar disso, os torcedores alvinegros podem se apegar ao histórico de confrontos mata-mata entre eles. Em duas ocasiões, uma pela Copa do Brasil, em 1999, e outra pela Copa Sul-Americana, em 2009, o Botafogo conseguiu avançar mesmo sem vencer em Curitiba.
No entanto, existe um dado interessante no histórico recente entre os dois clubes. O último confronto dentro da Arena da Baixada ocorreu no encerramento do Campeonato Brasileiro de 2022, quando o Furacão saiu vitorioso por 3 a 0, frustrando as expectativas alvinegras.
O Athletico-PR chega embalado após eliminar o CRB na fase anterior e quer manter o bom desempenho. O time paranaense acumula três vitórias consecutivas na temporada e ainda não perdeu em seus domínios em 2023. Por isso está determinado a fazer valer o fator casa e seguir avançando na competição.
Por sua vez, o Botafogo deixou para trás o Ypiranga e chega confiante para o confronto. O Glorioso vem em uma sequência impressionante, com dez vitórias nos últimos 11 jogos em 2023. Após ganhar cinco vezes no Brasileirão, perdeu para o Goiás, por 2 a 1, no último domingo, pela sexta rodada. De qualquer forma, o time carioca aposta nesse bom momento para surpreender os rubro-negros em Curitiba.
Em relação ao time atleticano, os atacantes Canobbio e Willian brigam por uma vaga no ataque, porque marcaram gols importantes na vitória por 3 a 2 em cima do Coritiba, no clássico Atletiba. Mas Pablo e Vitor Roque são os favoritos iniciar este jogo.
O técnico Paulo Turra, ainda sob o impacto da vitória no clássico, está confiante. “Temos que jogar contra o Botafogo como fizemos diante do Coritiba. Estivemos duas vezes atrás no placar, mas nunca desistimos de atacar. Mantivemos a posse de bola e fomos premiados com dois gols na parte final. Assim será contra o Botafogo, determinação e dedicação do primeiro ao último minuto de jogo”, comentou.
O técnico Luís Castro deve manter a mesma formação dos últimos jogos no Botafogo, apostando na segurança do goleiro Lucas Perri e na força do seu trio ofensivo formado por Júnior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá. O zagueiro Victor Custa volta após cumprir suspensão diante do Goiás, quando foi substituído por Matías Segovia. Este quebrou a mão e virou desfalque.
Outra volta importante é o meia Gabriel Pires, recuperado de dores musculares, e passa a ser opção no banco de reservas. Continuam de fora Danilo Barbosa, o lateral-direito Rafael e o volante Patrick de Paula, todos entregues ao departamento médico. Matheus Nascimento, convocado para representar a Seleção Brasileira no Mundial Sub-20, também estará ausente.
“Cada jogo na Copa do Brasil é uma final. Vamos dar o máximo para vencer, reconhecendo as qualidades do adversário, que é muito força quando atua em sua casa”, ressaltou o técnico botafoguense.