Petrópolis registrou mais de 740 violações contra direitos do idoso neste ano
Segundo os dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), 746 idosos sofreram algum tipo de violação aos seus direitos nos cinco primeiros meses deste ano. Além disso, o MDHC recebeu 114 denúncias relatando violação de direitos humanos envolvendo uma vítima e um suspeito. Vale ressaltar que cada denúncia pode conter uma ou mais violações dos direitos humanos.
Os locais em que os idosos mais sofrem violência são alarmantes: dentro de suas próprias casas e nas residências onde moram com o suspeito de praticar os crimes de violência. Em 2023, nas casas das vítimas do município de Petrópolis, foram registradas 47 denúncias e 301 violações. Já no imóvel em que moram a vítima e o suspeito, foram registradas 55 denúncias e 387 violações.
De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em Petrópolis, no ano passado, 101 idosos foram vítimas de ameaça. Além desses, 98 sofreram lesão corporal dolosa e 17 sofreram algum tipo de dano.
Casos no Estado
No Estado do Rio de Janeiro, neste ano, houve 6.074 denúncias e 35.429 violações contra a pessoa idosa. Além disso, o MDHC mostra que foram registrados 4.299 protocolo de denúncias, que é a quantidade de registros que demonstra o número de vezes em que os usuários buscaram a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) para registrarem uma denúncia.
Dos fatos ocorridos no Estado, 3.056 denúncias e 16.981 violações aconteceram dentro da própria casa das vítimas. Já na rua, o MDHC registrou 86 denúncias e 353 violações.
Números no Brasil
No Brasil, o número de casos de violência contra idosos cresceu 97% no primeiro trimestre deste ano, ainda de acordo com os dados do MDHC. Em 2023, foram registrados 202,3 mil casos de violência contra maiores de 60 anos de janeiro a março no país.
Disque 100
Para realizar uma denúncia de violência contra a pessoa idosa, basta discar 100. O telefone funciona diariamente 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
Políticas públicas para os idosos
Questionamos a Prefeitura de Petrópolis sobre as políticas públicas existentes no município para evitar a violência contra o idoso, mas não tivemos resposta até o fechamento desta matéria.