• Sexta etapa de campanha contra a raiva imuniza mais de 7 mil animais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/09/2018 17:51

    A Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal imunizou, no sábado (22), 7,4 mil cães e gatos do primeiro e segundo distritos. A sexta etapa da Campanha contou com 17 postos de vacinação espalhados pelo Centro, Morin, Alto da Serra, Retiro, Carangola, Jardim Salvador, Coronel Veiga, Quitandinha, Valparaíso, Estrada da Saudade, Boa Vista e Cascatinha. Foram aplicadas 7.416 doses da vacina.

    Leia também: Último dia de campanha de vacinação contra pólio e sarampo teve pouca procura

    Com a conclusão da sexta etapa da Campanha, o município chegou à marca de 6.253 gatos imunizados neste ano, número acima da estimativa da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, que era de 4.768 felinos. O número de cães imunizados também já está próximo da estimativa, que era vacinar 23.638 animais durante toda a Campanha. Faltando uma etapa, já foram imunizados 99% deste total.

    “O município tem se esforçado muito para manter a doença afastada, mas, para isso, é preciso conscientizar a população que imunize os seus animais de estimação. Reforçamos que quem não conseguiu levar seu bichinho nesta etapa, que pode procurar um dos postos de vacinação na próxima fase, que será a última do ano. Já são mais de 30 anos sem registro da doença em animais e nunca tivemos casos em humanos”, disse a secretária interina de Saúde, Fabiola Heck.

    A campanha, que teve início em abril, chega ao fim em novembro. Em Petrópolis, não há casos registrados de raiva em animais domésticos há mais de 30 anos. A raiva é uma doença grave de origem viral transmitida, em geral, por mordidas de animais infectados, arranhões ou mesmo lambidas.

    O cronograma segue a programação iniciada no ano passado. Ou seja, os animais estão sendo imunizados na mesma época obedecendo ao intervalo de aplicação das doses que é de um ano.  A Coordenação de Vigilância Ambiental também promoveu capacitação às equipes fornecendo as orientações a serem adotadas durante a campanha, como, por exemplo, não vacinar animais doentes ou debilitados. A vacinação é aplicada em animais a partir dos 3 meses de vida e em plenas condições de saúde.

    "Só não fazemos a imunização caso eles estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos. A vacina não apresenta contraindicação", explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini.

    O motorista de ônibus, Sebastião Pereira, aproveitou a campanha para vacinar o cachorro, Preto. O animal foi adotado após ser atropelado em frente à casa da família há dois anos. A intenção era de prestar os cuidados iniciais do animal e depois encaminhá-lo à doação, mas o carinho com o qual o cachorro retribuiu o gesto da família garantiu sua permanência.

    “Ele é ótimo! Um cachorro obediente e que cuida de todos da família. Aproveitei a campanha para trazê-lo para ser vacinado e garantir a saúde do Preto. Ele é, sem dúvida, muito querido da família”, conta o motorista.

    A sétima e última etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal está prevista para o dia 10 de novembro e vai atender animais do Alto da Derrubada, Comunidade São Francisco, Moinho Preto, Comunidade Vitória, Duarte da Silveira, Rocio e Fazenda Inglesa. Também serão vacinados animais do Mangalarga, Cuiabá, Madame Machado, Comunidade 1º maio, Vale dos Esquilos e Vale do Carangola.

    Últimas