• Saiba como votar no plebiscito que vai definir os futuro das charretes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/09/2018 18:30

    O plebiscito que decidirá o futuro das charretes por tração animal na cidade está marcado para daqui a quinze dias. Como vai acontecer no mesmo dia das eleições formais para presidente, senadores, governador e deputados federais e estaduais, no dia 07 de outubro, muita gente ainda tem dúvida de como marcar na urna eletrônica a opção escolhida. 

    De acordo com a Resolução TRE-RJ 1044/2018, que define as diretrizes para a realização do plebiscito, todos os eleitores em situação regular poderão votar na consulta popular. Na cidade, segundo dados do TRE, cerca de 142 mil eleitores petropolitanos estão aptos a participar das eleições deste ano. 

    São duas chapas concorrentes. A Chapa número 1, presidida pelo vereador Wanderley Taboada (PTB), compõe a Frente a Favor da Utilização da Tração Animal, e a segunda chapa, de número 2, é presidida pela vereadora Gilda Beatriz (MDB), sendo a Frente Contra a Utilização da Tração Animal. 

    Desde o início de agosto, as duas frentes vêm trazendo para a população as propostas de manutenção ou não das vitórias por tração animal. “Estamos discutindo qual será o destino dos cavalos após serem libertados, porque como são de propriedade dos charreteiros, temos que ouvi-los para saber qual será a melhor solução. Queremos que os charreteiros sejam priorizados caso sejam adotadas as charretes elétricas”, destacou a presidente da Frente Contra Tração Animal, Gilda  Beatriz. Lembrando que todas as propostas para serem colocadas em prática deverão passar pelo Poder Executivo. 

    O presidente da Frente a Favor da Tração Animal, Wanderley Taboada, destacou que o objetivo geral da chapa é defender a manutenção das charretes, preservando os animais e também intensificando as fiscalizações que protegem os animais, para fortalecer o turismo e a tradição do município. 

    No dia da eleição, quando se dirigir à urna eletrônica, antes das opções para a eleição formal, o eleitor responderá a pergunta: “Você é a favor ou contra o uso de tração animal nos passeios turísticos realizados pelas charretes no município de Petrópolis?”, sendo o número 1 “a favor” e o número 2 “contra”. 

    Esta é a primeira vez que ocorre um plebiscito no município. A exploração da tração animal nas charretes vem sendo pautada já há algum tempo pela Câmara Municipal dos Vereadores, e envolve além dos charreteiros e suas famílias, protetores dos animais e a própria população em geral. Segundo dados da Prefeitura, o município tem 13 vitórias autorizadas a funcionar com um total de 43 animais em condições de operação. 

    No dia 11 de setembro, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) disse demonstrar interesse em transformar as vitórias em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro. Um processo foi aberto a pedido de condutores das charretes. Nesta semana, o instituto se reuniu com representantes das duas Frentes, assim como protetores dos animais e integrantes da OAB para definir sobre o andamento do processo de registro. Ficou definido que o Inepac vai aguardar a decisão do plebiscito para dar continuidade ou não no processo.

    Leia também: Inepac diz a vereadores que decisão sobre vitórias só sai depois do plebiscito

    Leia também: Votação da população em plebiscito vai definir, no dia 7 de outubro, o futuro das charretes

    Últimas