• Prefeitura anuncia a construção de 88 gavetas no Cemitério Municipal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2018 09:40

    A Prefeitura anunciou nesta quinta-feira (20) a construção de 88 novas gavetas no Cemitério Municipal. A falta de espaço para sepultamento há anos é motivo de reclamação na cidade. A previsão é que a construção das primeiras 22 gavetas seja concluída até o fim de outubro e a das demais, em dezembro. O trabalho atualmente se concentra na quadra 15 e está sendo feito em parceria com as funerárias Rui Ligeiro, Antônio Ligeiro, Oswaldo Cruz e Vital, que estão custeando o material, enquanto a Prefeitura entra com a mão de obra. No ano passado, o município já havia construído outras 66 gavetas.

    Apesar do anúncio, o número de novas gavetas ainda não resolve o problema da falta de local adequado para realizar sepultamentos no Cemitério Municipal. No dia 15, mostrou a precariedade do serviço prestado e a falta de estrutura do cemitério que, há 10 anos, tem 315 gavetas interditadas na quadra 15. O local deixou de ser utilizado depois de ser atingido por um deslizamento de terra, em um temporal em 2008. Para que as gavetas possam ser liberadas, é necessário fazer uma obra de contenção. 

    Leia também: Familiares fecham rua em protesto por falta de lugar para sepultamento

    Leia também: Precariedade no Cemitério Municipal obriga família a fazer cova de parente

    O secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Djalma Januzzi, lembra que, em 2010, foram construídas 151 gavetas. “Mas, este número não foi o suficiente”, afirma o secretário.

    A Prefeitura também anunciou a preparação do Cemitério para o Dia de Finados, em que serviços de limpeza, pintura e reparo de pontos de luz foram realizados. 

    Segundo dados da Prefeitura, o maior cemitério da cidade possui cerca de 2,4 mil gavetas. A atual gestão vem trabalhando para ampliar as vagas de gaveta no Cemitério Municipal, que não recebia este tipo de trabalho desde 2010. “A disponibilização de vagas hoje depende do fluxo de diário, e as novas gavetas são para suprir as necessidades do dia a dia”, completa Djalma Januzzi. 

    A abertura de vagas depende da quantidade de exumações realizadas – número que varia a cada dia. Uma gaveta pode ser alugada por três anos e, quando esgota esse período, a família é chamada para a exumação. Caso não compareça na data, o cemitério abre um novo prazo, de 48 horas e, após isso, a exumação é realizada. A quantidade de exumações é variável e a convocação das famílias é feita mensalmente pelo Diário Oficial.

    Petrópolis tem sete cemitérios: Centro, Itaipava, Secretário, Vale das Videiras, Garibu (Posse), Brejal e Quarteirão Worms (km 92 da BR-040). Além das 2,4 mil gavetas, o Cemitério Municipal ainda tem oito mil sepulturas perpétuas e cerca de 1,2 mil covas rasas.

    Últimas