Operação Tiradentes da PRF registra redução no número de mortes e acidentes nas estradas do Rio
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou números da Operação Tiradentes 2023 no Rio de Janeiro, que teve início na última quinta-feira (20) e finalizada no domingo (23).
De acordo com o balanço divulgado pela PRF, mais de 18 mil fiscalizações foram realizadas, além de 1,5 mil testes de alcoolemia.
Foram 65 acidentes, sendo oito graves. Em comparação com o ano de 2022, houve redução de mais de 60%. Já o número de mortes no trânsito foram cinco, uma redução de 16%, e de feridos 66, redução de 10%.
As infrações, por ter uma fiscalização mais acentuada com maior número de policiais, tiveram alta na maioria delas. Foram 602 por condutor e passageiro não utilizando o cinto de segurança – aumento de 17% em comparação ao ano passado; 72 por utilizar o telefone celular – aumento de 46% em relação ao ano de 2022; e 808 por ultrapassagens irregulares – aumento de 64%. O número de condutor e passageiro não utilizando o capacete ficou estável.
Ao todo, 20 pessoas foram detidas nas rodovias fluminenses por crimes de trânsito e outros crimes em geral. Ainda houve a recuperação de seis veículos.