• Escolas de Petrópolis recebem projeto ‘Escola Nota 10’, da Lei Seca

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Ação é realizada pelo Governo do Estado com agentes PCDs

    18/04/2023 10:05
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Preparar jovens para o convívio seguro no trânsito e disseminar uma cultura de prevenção aos acidentes. Este é o objetivo do projeto “Educação para o trânsito – Escola Nota 10”, realizado pela Secretaria de Estado de Governo – Segov, por meio de equipes que atuam em operações da Lei Seca. Ao longo da semana, alunos de quatro escolas estaduais, em Petrópolis, receberão as orientações. Nessa segunda-feira (17), a equipe esteve no Ciep Gabriela Mistral, no distrito da Posse. Na unidade, 125 adolescentes com idades entre 16 e 18 anos, participaram do projeto.

    “As equipes da Lei Seca tem um trabalho reconhecido pela fiscalização muito atuante no Estado do Rio de Janeiro. Mas ela tem também um braço educativo que estimula a responsabilidade e a conscientização. É um projeto de extrema importância que temos na Segov, pois prepara os condutores do futuro, promovendo a prevenção aos acidentes de trânsito”, destaca o secretário de Governo, Bernardo Rossi.

    O projeto é realizado em duas etapas: na primeira, a equipe realiza palestras em sala de aula. Os agentes do Estado que integram o projeto – entre os quais cadeirantes – foram vítimas de acidentes com a temática álcool e direção e durante as palestras compartilham com os estudantes suas histórias – mostrando na prática os riscos da associação entre álcool e direção.

    Alunos do Ciep Gabriela Mistral, no distrito da Posse, participaram do projeto nessa segunda-feira (17).
    Foto: Divulgação/Governo do Estado

    Entre os intervalos de turno, os alunos têm a oportunidade de acompanhar o trabalho de conscientização aos condutores, em uma blitz de caráter educativa. Para isso, é feita a montagem de uma fiscalização em via pública, com a mesma estrutura da Operação Lei Seca e os alunos acompanham as abordagens em que é feita a entrega de panfletos de conscientização.

    “É uma operação com caráter apenas educativo, mas que desperta o interesse dos alunos, pois eles participam ativamente”, pontua Bernardo Rossi, lembrando que a ideia é promover a cultura do cuidado para um trânsito mais seguro. “Esta conscientização que o estudante recebe se propaga posteriormente. As informações são levadas para família, para os amigos e disseminadas nos ambientes que aquele estudante frequenta. Desta forma vamos fortalecendo a cultura da responsabilidade e do cuidado no trânsito”, assinala o secretário Bernardo Rossi.

    Nesta terça-feira (18), a equipe da Lei Seca estará no Ciep Candido Portinari, no distrito de Itaipava; na quarta-feira (19) será a vez dos alunos da Escola Estadual Cardoso Fontes, no Bingen, receberem as orientações; na quinta-feira (20) o trabalho de conscientização será feito no Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, no distrito de Pedro do Rio.

    Últimas