• Consumidores petropolitanos relatam problemas com fornecimento de energia elétrica no município

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  • 17/04/2023 16:53
    Por Helen Salgado

    Os problemas com o fornecimento de energia elétrica são cada vez mais frequentes em Petrópolis, principalmente quando chove ou venta forte. Em Itaipava, moradores da Estrada do Ribeirão estão há 48 horas sem energia elétrica. Na Posse, há mais de 36 horas.

    Leia também: Petropolitanos relatam demora no restabelecimento de energia na cidade

    Tábata Kleiz é moradora da Estrada Almirante, em Araras. Ela estava desde sexta (14) sem luz. Somente nesta segunda (17), a energia elétrica foi restabelecida. “Estou indignada porque é um descanso total. De sexta a segunda sem energia. É revoltante.”, desabafa.

    De acordo com a moradora, não é a primeira vez que o problema ocorre. “Essa empresa tem que respeitar o consumidor.”, afirma. Segundo a moradora, o motivo da queda de energia foi o desligamento da chave do transformador.

    Problema também é comum em Corrêas

    Maurício Gregório de Souza, morador há 40 anos da Rua E, transversal à Rua Carvalho Júnior, em Corrêas, conta que está enfrentando muitos problemas com a luz na região. “A rua está cheia de galho. Tem que tomar providência, se não vai continuar a mesma coisa.”, afirma.

    O morador ainda lembra que já ficou até três dias sem energia elétrica. A demora na resolução do problema, segundo ele, causou a perda de alimentos perecíveis.

    Maurício ainda ressalta que o maior problema da rua é a falta de podas preventivas nos galhos próximos à fiação. Além disso, quando venta ou chove o transformador é desligado.

    A Rua E é sem saída e não possui um número muito grande de casas. Os moradores atribuem isso à demora no retorno e restabelecimento da energia na localidade. De acordo com Gustavo Mayer, também morador da rua, um dos seus vizinhos até instalou um gerador de energia elétrica, pois desistiu de ficar esperando a luz voltar.

    “Aqui semanalmente falta luz e o prazo para conserto normalmente de seis a 45 horas. Isso mesmo! 45 horas! Absurdo total! Na última sexta-feira fiquei sem energia por seis horas.”, lembra.

    Em dezembro do ano passado, a Tribuna noticiou sobre o problema que ainda hoje é recorrente na localidade. Na ocasião, os moradores ficaram mais de 40 horas sem energia.

    Leia também: Moradores de Corrêas estão há mais de 40 horas sem energia elétrica

    Enel não deu retorno

    Questionamos a Enel sobre a demora no restabelecimento de energia em Petrópolis. No entanto, até o fechamento desta matéria, não houve retorno.

    Procon Móvel recebeu mais de 400 registros de consumidores

    Fafá Badia, coordenador do Procon , conta que a partir de fevereiro, por conta dos diversos apagões que ocorreram em vários pontos do município e dos distritos, o Procon recebeu mais de 400 registros de consumidores, somente no Procon Móvel.

    Todos esses registros serão encaminhados ao judiciário, para que os usuários sejam indenizados pelos prejuízos sofridos.

    Nos registros consta que muitos consumidores sofrem prejuízos de ordem material (alimentos, remédios e até mesmo material de trabalho), “extra patrimonial” e “danos morais”, que certamente serão deferidos pelo judiciário.

    “O sofrimento que algumas famílias enfrentaram foi muito significativo, já que estávamos em período de calor intenso e algumas residências ficaram por mais de 6 dias sem energia elétrica. Não se trata, portanto, de um ‘mero aborrecimento.”, explica Badia.

    Nesta semana, o Procon Móvel estará na região da Posse, onde receberá mais consumidores com esse tipo de problema. As reclamações também podem ser realizadas por e-mail (procon@petropolis.rj.gov.br), pelo telefone 2246-8469 ou pessoalmente, na sede do Procon (Centro).

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