• Escolas públicas e privadas de Petrópolis ficam abaixo da meta do Ideb

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/09/2018 10:45

    Petrópolis não conseguiu cumprir a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 5.7 para 2017, ficando com 5.6 no ensino do quarto ao quinto ano. Nas outras séries, do oitavo ano ao ensino médio, o município ficou abaixo da meta estabelecida. Com este dado, das últimas sete avaliações, a cidade cumpriu a meta quatro vezes (2007, 2009, 2011 e 2015). 

    Das 111 escolas municipais avaliadas do quarto ao quinto ano, apenas 41 cumpriram a meta estabelecida para 2017. O Educandário Terra Santa é uma das escolas da rede municipal que ficou abaixo da meta. Entre as escolas que superaram a meta estão a Escola Municipal Antônio Leite Garcia (6.4), Escola Municipal Augusto Pugnaloni (6.2), Escola Paroquial Bom Jesus (6.2). Nesta faixa, a escola que atingiu a maior pontuação foi Escola Municipal General Heitor Borges, 6.8, sendo que a sua meta era de 5.7.

    Nas escolas do oitavo ao nono ano, apenas 13 atingiram meta, num total de 61 unidades avaliadas. Entre as escolas que atingiram a meta estão Ciep Brizolão (3.4), Escola Municipal Bataillard (5.1), Escola Municipal Vereador José Fernandes Silva (5.1). Das escolas que cumpriram a meta nesta faixa, a Escola Municipal Augusto Pugnaloni conseguiu a pontuação de 6.0, sendo que a sua meta era 4.3. No ensino médio da rede municipal apenas uma escola deveria ser avaliada e não teve pontuação. 

    A rede estadual da cidade, das nove escolas avaliadas, apenas duas apresentaram dados, ficando abaixo da meta estabelecida, o mesmo ocorrendo com as 10 escolas avaliadas no ensino médio. Na rede privada, apenas duas responderam a pesquisa e ficaram abaixo da meta. De acordo com o Ministério da Educação nenhum estado atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 no ensino médio. Além disso, cinco estados brasileiros apresentaram redução no valor do índice. Os dados do Ideb foram apresentados ontem, pelo Ministério e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    Em nota a Prefeitura informou que o município registrou crescimento no Ideb entre 2015 e 2017, tendo subido de 5.5 para 5.6 nas turmas de 5º ano e de 4.1 para 4.3 nas turmas de 9º. A meta estipulada pelo Ministério da Educação, no entanto, é um desafio para os próximos anos na área da educação, que, apesar da grave crise encontrada pela atual administração conseguiu aumentar os índices na cidade. Além disso, melhorar esses índices e alcançar a meta é desafio para área da educação para os próximos anos. Petrópolis também acompanhou a tendência do estado do Rio, na qual nenhum município conseguiu bater as metas estipuladas pelo governo federal.

    Uma análise criteriosa dos dados será realizada pela Secretaria de Educação levando em consideração os fatores de interferência de acordo com a realidade de cada escola.

    Um levantamento preliminar mostra que, com relação à prova aplicada no 5º ano, das 77 escolas que participaram da avaliação, 53,2% alcançaram a meta. Se considerarmos as unidades que nunca tinham participado da avaliação e alcançaram notas acima da média projetada, chegamos a um resultado de 58,5%.

    Com relação ao resultado dos 9º anos, 15 escolas melhoraram os seus resultados. O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio aumentou o seu rendimento, se comparado ao ano anterior, embora não tenha alcançado a meta. Devido a um problema no sistema, o Liceu Carlos Chagas não conseguiu registrar os seus resultados. 

    Últimas