PM abre inquérito para apurar conduta de policial em ação em Pedro do Rio
O 26º Batalhão de Polícia Militar em Petrópolis afirmou nesta segunda-feira que vai instaurar um inquérito para apurar um registro que circulou nas mídias sociais durante este fim de semana. Em um vídeo gravado no distrito de Pedro do Rio, na madrugada do último sábado (1), um agente aparece agredindo um homem que supostamente se recusou a colocar as mãos para cima durante uma revista policial. Segundo o relato de uma amiga do homem, que não quis se identificar, a polícia realizou abordagens com diversas pessoas que estavam em um bar. O solicitado foi que todos fossem para uma parede e apresentassem documentos para os militares.
“Nós tomamos ciência do ocorrido por meio das mídias sociais e tão logo, determinamos a instauração de um inquérito policial militar para apurar todas as circunstâncias do fato. Tanto antes, como se deu, a conduta do policial diante do visto no vídeo e após, como foi feito depois disso, se foi registrada alguma ocorrência ou que posicionamentos foram tomados”, diz o Subcomandante do 26º BPM, TenenteCoronel, Thiago Sardinha.
O batalhão comunicou ainda à 7ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar em Petrópolis, sobre o fato. Essas são as primeiras ações diante do que foi registrado no vídeo. A PM alerta que tem o cuidado de instruir os militares sobre o cuidado com a força. “Usamos a regra de fazer uso de força apenas quando estritamente necessário. Fazemos esse informe e reforçamos sempre com os nossos agentes. Temos o cuidado de agir de forma profissional”, afirma o Tenente Coronel. Após o resultado do inquérito a polícia pretende tomar decisões mais acertadas sobre quais os próximos passos em relação ao caso..