• Alunos da Comac são beneficiados com atividades de robótica

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/08/2018 11:10

    Os alunos dos projetos Eu Construo o Amanhã (ECA) e Acreditar (projeto de qualificação profissional para pessoas com deficiência), da Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis – COMAC foram  contemplado com atividades de robótica educacional desenvolvidas pela Ensina Mais Turma da Mônica Petrópolis. O objetivo foi despertar os alunos para os recursos tecnológicos, através de atividades totalmente interativas, dinâmicas e de alta qualidade, dentro da metodologia inovadora e exclusiva oferecida pela Ensina Mais, que é uma escola de complemento escolar e, neste caso, beneficiou os usuários da COMAC de Petrópolis, que são alunos de diversas escolas públicas do município que não imaginavam acessar um material tão diferenciado.

    As atividades propostas foram as montagens de um robô e de um carro, desde a primeira peça até a codificação do controle remoto. Cerca de 20 alunos foram divididos em grupos para fortalecer o trabalho em equipe e o envolvimento cada um foi fundamental para o sucesso do projeto robótico desenvolvido, que culminou com uma corrida entre as equipes. No decorrer da atividade, os alunos foram instruídos a desenvolver o senso colaborativo, onde a equipe que avançava mais no projeto de montagem, ajudava àquela que ainda não entendia o andamento do mesmo.

    A proposta foi verificar como os alunos da COMAC Petrópolis iriam receber esta atividade diferenciada, através de uma oficina, com propostas desenvolvidas dentro do segmento de atuação da escola Ensina Mais, para que se torne um projeto permanente da organização de complemento educacional, visando o desenvolvimento da criança e do adolescente na formação e nas suas estruturas cognitivas, possibilitando o aprendizado geral de uma forma mais eficiente e rápida. A COMAC de Petrópolis atua na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), seguindo todas as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, preparando crianças e inserindo jovens no mundo do trabalho, de forma que, a metodologia da Ensina Mais Turma da Mônica, desperte as habilidades individuais necessárias ao futuro do aluno, com um aprendizado significativo, possibilitando que o mesmo desenvolva sua capacidade de raciocínio, buscando sua independência e disciplina para trilhar seu próprio caminho de conquistas.

    “Foi emocionante ver como os alunos se envolveram com a atividade, como se ajudavam, como despertou o raciocínio lógico. Estávamos buscando uma forma de oportunizar a robótica aos nossos alunos e esta atividade de Responsabilidade Social da Ensina Mais Unidade Petrópolis era o que precisávamos para reunir a equipe técnica e pensar num projeto de robótica permanente para a COMAC. Somos uma cidade rica em tecnologia e temos a certeza que empresas do segmento desejarão investir seus recursos financeiros, através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente”, disse Fernanda Ferreira, presidente da COMAC.

    Últimas