• Família faz campanha para conseguir realizar cirurgia de coluna do jovem Miguel

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/03/2023 10:03
    Por Helen Salgado

    Miguel Fragoso tem 15 anos e possui paralisia cerebral, traqueostomia e gastrostomia. Para controlar convulsões e dores, ele faz o uso de várias medicações, além das vitaminas e remédios para dormir, como a melatonina. Em vista do quadro clínico progressivo e da condição radiológica, francamente progressiva, há indicação de cirurgia para correção da cifoescoliose, que oferece menor agressão cirúrgica para o jovem. O valor da cirurgia é de R$ 30 mil e deve ser feita em São Paulo. Para que seja possível realizar a operação, a família faz campanha na internet.

    O responsável pelo jovem petropolitano, Luís Fernando Bulhões, explica que o valor que a família pede na campanha é para custear o cirurgião, a técnica e a estadia, pois o hospital e material a ser utilizado serão custeados pelo plano de saúde que Miguel tem, o qual a família conseguiu fazer para ele quando o conheceu.

    Em 2021, Luís Fernando e Elcio levaram Miguel à São Paulo para o Hospital Sabará, com a ajuda de todos para fazer uma nova cirurgia de traqueia, pois o jovem já teve mais de 15 pneumonias repetitivas, devido as bronco aspiração repetitivas, refluxo, secreção traqueal e até mesmo com a saliva que é produzida.

    Hoje, Miguel necessita fazer uma cirurgia de coluna em São Paulo, caso a operação não seja realizada, a escoliose vai comprometer os órgão do jovem.

    História de Miguel com a família

    Miguel não é filho biológico de Luís Fernando. Com dois anos, Luís e Elcio Varella pegaram o Miguel para criar, com o consentimento da mãe, já sabendo das suas necessidades.

    “Quando conhecemos Miguel, ele já estava passando por necessidades de cuidados especiais, tais como aspirador, oxigênio, alimentações específicas e, principalmente, cuidados médicos, o qual a família não tinha condições de mantê-lo”, explica Luís Fernando.

    Foi nesse momento que a família começou a criar Miguel. Com a ajuda de amigos e com campanhas, o jovem e a família conseguiram chegar até esse momento. Agora eles contam com a ajuda da população petropolitana para conseguir realizar mais uma etapa importante: a cirurgia da coluna de Miguel.

    Além de Miguel, Luís e Elcio também são pais de Gabriela Varella da Silva, filha adotiva. Quando os dois a conheceram ela tinha seis anos e hoje está com 27.

    Como ajudar?

    É possível ajudar através do Pix 24 988243340 que está no nome de Luís Fernando Bulhões Chuvaigert.

    Últimas