Tem início nesta sexta-feira (10), o Desafio de Gigantes Internacional 2023. O evento de mountain bike, que reúne grandes nomes da modalidade e que vale pontos para o ranking de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, acontece até domingo (12), no Villa Itaipava Resort & Conventions. Os portões foram abertos ao público às 8h, e a largada da primeira categoria está marcada para às 15h. São esperados atletas de mais de 10 países e 1.200 participantes.
A competição é fruto da parceria entre o atleta Henrique Avancini e a organizadora de eventos Avelar Sports, e vai distribuir 105 pontos, que podem ser fundamentais para a classificação da modalidade para os Jogos de Paris-2024.
Esta é a terceira edição do Desafio de Gigantes no país. As anteriores aconteceram em Santana dos Montes, em Minas Gerais, nos anos de 2020 e 2021.
O torneio
Os atletas terão duas provas de XCO, o Cross Country Olímpico. O percurso é de 4,3 km e há provas para atletas das Classes 1 e 2. Na 1, a divisão é feita por oficiais e amadoras. Elas têm 20 e 11 categorias, respectivamente. Na XCO classe 2, competem apenas os atletas elite masculino e feminino (19 a 29 anos ou critério técnico).
Já na XCM, a Cross-country Marathon, será apenas uma prova, de circuito reduzido ou completo. No primeiro, serão duas voltas de 13 km. Na segunda opção, três voltas de 13 km. Além do trajeto maior, a prova também exigirá mais resistência à altitude. São 20 categorias para o percurso reduzido, como veterano e master, além de 19 categorias no percurso completo, como elite e masculino.