Honra teu pai e tua mãe!
“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.” (Êxodo 20.12)
Desde a criação do mundo, Deus nos mostra Sua bondade e Seu amor. Criou tudo o que existe na terra para nosso sustento. Nos fez homem e mulher para não vivermos sós. Nos deu a possibilidade de termos filhos, perpetuando assim a vida.
Apesar de toda essa bondade divina, o ser humano se rebelou contra Deus. Foi expulso do Jardim do Éden. Mesmo tendo se arrependido de ter criado o ser humano (Gênesis 6.6), mesmo com a nossa traição, Deus não desiste de nós. Ele deixou Seus mandamentos para que nós pudéssemos ser felizes. Basta seguir o que Deus neles diz.
E hoje, quando celebramos o Dia dos Pais, gostaria de lembrar o quarto mandamento, que nos pede que honremos nosso pai e nossa mãe.
Honrar, em língua hebraica, significa reconhecer uma pessoa como importante, reconhecer seu lugar de destaque. Quando foi escrito, este mandamento era dirigido aos adultos, lembrando-os que devem dar amparo aos seus pais idosos. Naquela época, não havia nenhuma espécie de amparo para idosos fora do lar. Eles dependiam somente dos filhos.
Honrar pai e mãe significa dar amparo adequado aos pais idosos através de: 1. Alimentação, 2. Vestuário, 3. Moradia. 4. Além disso, deve haver um comportamento respeitoso e um tratamento digno para com eles; 5. Também faz parte do honrar pai e mãe dar-lhes um sepultamento digno.
Martin Lutero, ao comentar o quarto mandamento em seu Catecismo Maior diz: “A paternidade e a maternidade receberam de Deus um destaque especial em comparação com todas as demais classes de pessoas que se encontram debaixo de Deus: Ele não manda simplesmente amar os pais, mas respeitá-los. Pois em relação a irmãos, irmãs e ao próximo de maneira geral, Ele nada mais ordena do que amá-los. Portanto, Ele distingue pai e mãe dentre todas as pessoas sobre a terra e os coloca ao lado de Si mesmo. Acontece que respeitar é algo mais elevado que amar. Compreende uma disciplina, submissão e temor para com uma majestade ali oculta. Exige que a gente se dirija a eles de forma amável e reverente e também considerando-os os mais elevados depois de Deus, pois são representantes de Deus, mesmo que os pais sejam gente humilde, pobre, frágil e esquisita; apesar de tudo, são pai e mãe dados por Deus. Sua conduta ou deficiência não tira deles a respeitabilidade. Se eu sou pai, você (filho) me obedeça e eu mantenha a supremacia. Exige que a gente se dirija a eles de forma amável e reverente e também considerando-os os mais elevados depois de Deus, pois são representantes de Deus, mesmo que os pais sejam gente humilde, pobre, frágil e esquisita; apesar de tudo, são pai e mãe dados por Deus. Sua conduta ou deficiência não tira deles a respeitabilidade. Se eu sou pai, você (filho) me obedeça e eu mantenha a supremacia. Aprenda o que quer dizer o respeito que é exigido neste mandamento: – que veneremos pai e mãe e por eles tenhamos um apreço acima de tudo, como o maior tesouro da terra. Além disso, que sejamos respeitosos para com eles em nossas palavras, não os agridamos nem fiquemos teimando ou ralhando com eles, mas os deixemos ter razão e nos calemos, mesmo que eles se excedam. Em terceiro lugar, ter a devida consideração, ajudando-os e cuidando deles quando idosos e enfermos, alquebrados ou pobres. Tudo isso não somente de boa vontade, mas com humildade e reverência, como se fosse feito para Deus.”
Nossa sociedade se desviou do caminho de Deus. Filhos não respeitam mais seus pais, não honram nem tem apreço acima de tudo por eles. Precisamos, como cristãos, voltar a ensinar o respeito que se deve aos pais às nossas crianças. Disciplina e respeito nunca fizeram mal a ninguém e são as bases para uma vida feliz em família, na Igreja e na sociedade.
Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis.
Avenida Ipiranga, 346.
Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703