• Enel Distribuição Rio registrou cerca de 79 mil raios desde o início de fevereiro; confira alguns cuidados dentro e fora de casa em casos de tempestades

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/02/2023 21:01
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Enel Distribuição Rio contabilizou, desde o dia 1º de fevereiro, por meio do serviço contratado de Monitoramento Climático da Climatempo, 78.897 raios nuvem-solo (que atingem a terra) em toda a sua área de concessão. As regiões mais afetadas por descargas atmosféricas foram Campos dos Goytacazes (7.016), Cachoeiras de Macacu (6.888), Silva Jardim (5.189), Duque de Caxias (4.185) e Macaé (2.748). 

    Desde o início do mês, estas áreas tem sido fortemente atingidas pelos sucessivos eventos climáticos, com tempestades de verão e ventos superiores a 80 km/h, que provocaram quebras de árvores e objetos lançados sobre a rede de distribuição de energia.  

    Nas tempestades dessa semana, as localidades mais afetadas foram Niterói, Magé e Serrana. A distribuidora informa que as ocorrências dos últimos quatro dias (13 a 15/2) ocasionaram diversos danos na rede elétrica, sendo 700 ocorrências decorrentes de árvores tombadas e galhos e 498 por descargas atmosféricas até o momento. A queda das árvores também ocasionou danos em 142 postes da rede elétrica da companhia.

    Com o cenário de mais chuvas previstas para o Estado do Rio nos próximos dias, a distribuidora faz um alerta com cuidados dentro e fora de casa em casos de tempestades: 

    Cuidados dentro de casa durante a tempestade 

    · Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada; 

    · Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; 

    · Evitar consertos de instalações elétricas; 

    · Se possível, permanecer dentro de casa ou local abrigado enquanto a tempestade durar. 

    Cuidados fora de casa durante a tempestade 

    · Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; 

    · Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.  

    Cuidados em casos de alagamentos 

    · Desligue os disjuntores internos para evitar curtos-circuitos;  

    · Retire os equipamentos da tomada e deixe-os fora do alcance da água;  

    · Em caso de inundações dentro de residências ou estabelecimentos, não entre em contato com as instalações elétricas;  

    · O contato acidental de varas e remos com a rede elétrica pode causar graves acidentes, por isso evite circular em barcos e botes por locais onde a rede elétrica esteja muito próxima; 

    · Nunca escale postes ou torres de energia elétrica para tentar se proteger das enchentes;  

    · Não encoste em objetos metálicos como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades em uma enchente.  

    · Depois que o nível da água baixar, procure um eletricista para rever a instalação elétrica do imóvel antes de religar os disjuntores;  

    · No caso de rompimento de fios elétricos, a orientação é ficar distante, evitando se aproximar dos cabos. Evite o contato com a água, principalmente, se estiver próxima de algum fio partido ou estrutura elétrica energizada, e acione imediatamente a Enel Distribuição Rio, pelo 0800 28 00 120. 

    Atendimento 

    A companhia orienta os clientes a priorizarem os canais digitais neste momento para registrar falta de energia.  Para facilitar o contato com a Enel, os clientes podem acessar os canais digitais:   

    – Aplicativo Enel Distribuição Rio, disponível para Android e iOS; 

    – WhatsApp: (21) 99601-9608; 

    – Agência virtual – www.enel.com.br e selecione seu estado. 

    Últimas