A expectativa de ocupação da rede hoteleira em Petrópolis para o Carnaval aumentou seis pontos percentuais e agora é de 88,40%. O levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ) sobre as reservas de hotéis e pousadas em cidades fluminenses, referências em turismo, aponta uma média de 92,56% entre 14 destinos pesquisados – sem contar a capital onde a ocupação deve bater 100%.
“São quase 5.700 leitos ocupados no período e é um bom índice. Nosso desafio é manter este patamar até a alta temporada de inverno”, avalia o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.
Na semana passada, a possibilidade era de ocupação na faixa de 82% em Petrópolis com a expectativa de aumentar, e a previsão está sendo cumprida.
Petrópolis transita entre dois universos: da tranquilidade, do refúgio, que é a busca mais frequente dos turistas, e da folia, esta mais direcionada aos moradores, mas que também se transforma em uma boa opção para o visitante que deseja aproveitar o movimento. São atrações em clubes, shoppings e os blocos de rua, além de oportunidade de desfrutar da gastronomia e de compras.
Pontos turísticos abertos
Além de passeios na natureza, trilhas, esportes radicais ou mesmo apenas a contemplação, a cidade no Carnaval funciona com o seu maior atrativo a pleno vapor: o turismo cultural. Ficam abertos pontos turísticos concorridos como Museu Imperial (fechado apenas na segunda), Catedral São Pedro de Alcântara (aberta todos os dias), Museu de Cera e Museu dos Brinquedos (abertos todos os dias), Museu Casa do Colono (fecha na Quarta-feira de Cinzas) e Casa da Princesa Isabel (fechada terça e Quarta-feira de Cinzas). Também estarão em funcionamento espaços ao ar livre como Parque Cremerie, Parque da Ipiranga e Trono de Fátima (fecham na Quarta-feira de Cinzas).
Petrópolis terá mais de 40 atrações no carnaval, com bloquinhos e shows
Há programação no centro e nos bairros, um total de 42 shows e bloquinhos – a maioria atrações que nasceram nas próprias comunidades e que são tradição nos bairros, mas que também podem receber visitantes. No Centro, na Praça da Liberdade, as atrações rolam até terça-feira, começando nesta sexta com nomes como Tribo de Gonzaga, Banda de Marchinhas, Teatro Circense Andança, Pedro Ribeiro, Trio Dubrá, Alma Reggae, Mayara Ferreira, Bloco Vai dar M, OnibluesBand, Baile do Zen, entre outros.
Bailinhos, roteiro de compras e boa gastronomia
E há programas para todas as preferências e idades que garantem animação na medida para quem quer relaxar, mas sem perder o gingado. O Shopping Estação Itaipava programou bailinhos para as crianças de sábado a terça e o Vilarejo, também com programação focada nos pequenos e para todas as idades, promove de sábado a terça, agenda especial com festa com pintura artística, chuva de confete, personagens de histórias em quadrinhos, banda e DJ.
Em pleno Centro Histórico, o Duetto’s, nos jardins do Museu Imperial, programou feijoada acompanhada de show de chorinho no sábado, cardápio que se repete no domingo, quando haverá pintura infantil e recreação. E na terça, encerrando o Carnaval, dose dupla de chope. Já no Soberano, casa de espetáculos de Itaipava, nomes consagrados da música instrumental se apresentam domingo, segunda e terça-feira, sempre a partir das 21h.
Na hotelaria, o Castelo Itaipava tem brincadeiras e recreações que envolvem a família toda nos dias de Carnaval. A Locanda tem menu especial no sábado de Carnaval, além de pacotes de hospedagens e o Parador Santarém tem bailinho de Carnaval no sábado e feijoada no domingo. Já o Solar Fazenda do Cedro, além dos bailinhos infantis, feijoada e música ao vivo, programou também oficina de máscaras e desfile de fantasias. Mas há programas também para quem quer cuidar de corpo e mente e se manter fora da folia. O Spa Posse do Corpo tem pacote especial com massagem de cortesia.
Os endereços, redes sociais e contatos dos associados ao PC&VB podem ser acessados no site www.visitepetropolis.com.