• Primeira fase das obras do túnel extravasor deve ser concluída no fim deste mês

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/02/2023 15:33
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Estado anunciou, nesta quinta-feira (16), que termina no fim deste mês a primeira fase de obras para a reforma estrutural, requalificação do fluxo hidráulico, desobstrução e desassoreamento do Túnel Extravasor do Rio Palatinato, em Petrópolis.

    O sistema, desenvolvido nos anos 1960 pelo governo federal, teve problemas estruturais no último ano, após as fortes chuvas de fevereiro. Na ocasião, o fundo da laje e as paredes laterais das galerias, que possuem 4 metros de altura por 4 metros de largura e 3,2 km de extensão, romperam.

    Com trechos subterrâneos, o túnel passa por casas e vias, principalmente no bairro Quissamã. A função é desviar e aliviar o fluxo de águas do Rio Palatinato, quando o nível das águas é intensificado por chuvas. Com um investimento de R$ 74,12 milhões, o sistema hidráulico recebeu intervenções de reforço físico para voltar a captar as águas em sua capacidade máxima.

    A obra era de responsabilidade federal, mas a primeira fase das obras, com caráter emergencial, foi assumida pelo Estado. Agora, está sendo feita a licitação da segunda e da terceira fase do projeto.

    Ainda na localidade de Quissamã, em Petrópolis, existe a obra de uma guia corrente, feita com o objetivo de desacelerar a água que vem desaguando do Rio Palatinato ao encontro do Rio Itamaraty.

    A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades prepara as próximas licitações para reforçar ainda mais a estrutura do túnel extravasor. A segunda etapa de intervenções inclui obras nas comportas, além de jateamento de concreto para proteção em volta das paredes e no teto, e a concretagem no fundo do túnel.

    Últimas