• Ações pela cidade marcam o dia em que a tragédia em Petrópolis completa um ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/02/2023 10:59
    Por Helen Salgado

    No dia em que a maior tragédia socioambiental já vivida por Petrópolis completa um ano, petropolitanos vão até o Centro Histórico homenagear e manifestar os direitos dos que ainda sofrem, constantemente, as consequências das faltas de ações na cidade.

    Manifestação pacífica em memória às vítimas da tragédia

    Moradores da Frei Leão, no Alto da Serra, do Vila Felipe, 1º de Maio, Chácara Flora e Sargento Boening, organizaram um ato a fim de cobrar soluções ao poder público pelas intervenções ainda não realizadas nos locais mais atingidos pela catástrofe. Além disso, o grupo tem como objetivar homenagear e não deixar que as 244 vítimas fatais sejam esquecidas.

    A concentração acontecerá às 15h, na Praça da Inconfidência, com destino à Câmara Municipal, na Praça da Águia.

    Saiba mais: Manifestação pacífica acontece no dia 15 de fevereiro, data que marca um ano da tragédia em Petrópolis

    Homenagem Geden

    O Grupo Especializado em Desastres Naturais (Geden), colocou 756 balões com formato de coração representando todas as vítimas dos 17 desastres naturais que já aconteceram no município. A homenagem aconteceu nesta quarta-feira (15), no Obelisco.

    Foto: Divulgação

    Saiba mais: Geden fará ação nesta quarta em homenagem às vítimas de calamidades que atingiram Petrópolis

    Ação Insanos Moto clube

    Durante toda esta quarta-feira (15), uma faixa será fixada em frente ao Obelisco. Já na parte da noite, às 19h, ela será retirada e levada para Igreja Santo Antônio, no Alto da Serra, em frente a um dos locais mais atingidos. Lá se encerrará o ato de condolências, após o termino da Santa Missa e a soltura de balões brancos, fraternizando o simbolismo da paz para todos.

    O moto clube atuou na linha de frente desde as primeiras horas da terrível tragédia, encontrando corpos soterrados, adquirindo, transportando e entregando materiais de primeira necessidade e vestuários às pessoas que estavam ilhadas, sem água e energia elétrica.

    Memorial montado pelo Projeto Avança

    O Projeto Avança montará um memorial na Praça Dom Pedro, nesta quarta (15), a partir das 18h, em homenagem às vítimas da tragédia. O local será decorado com flores, banner com todos os nomes, além de um mural com fotos, mensagens e frases que lembrem as vítimas.

    Missa na Igreja Santo Antônio

    A Paróquia Santo Antônio, no Alto da Serra, convida a todos para a Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, às 19h30. Além disso, às 15h, haverá a oração do terço da misericórdia conduzido por Daniela Miranda, da Canção Nova.

    Foto: Divulgação

    Últimas