Concer permanece e vai arrecadar pedágio de 250 mil veículos no Carnaval
Bem que a gente avisou: faltando 48 horas para terminar a prorrogação de contrato à frente da BR-040 no trecho Rio-Juiz de Fora, a Concer conseguiu uma liminar judicial para se manter à frente da operação na estrada, principal acesso a Petrópolis e a Minas. A prorrogação já vinha de quase dois anos: em 2021 foi assim e a Concer deveria ter sumido de nossas vidas dia 28 de fevereiro, mas conseguiu na justiça mais 717 dias de prorrogação de contrato alegando desequilíbrio econômico-financeiro.
Arrecadação no Carnaval
Esse novo prazo acabaria amanhã, mas os ‘prejuízos’ da empresa continuam em arguição judicial e a gente já previa a concessão da nova liminar. Assim, a Concer, neste Carnaval, arrecada feliz o pedágio de 250 mil veículos – deve ser lá para uns R$ 10 milhões – que é a previsão de movimento na rodovia.
Ruim com ela, pior sem ela?
Ontem nossos políticos foram às redes sociais para, em vídeos, anunciar que a partir de quinta a Concer não estaria mais operando na BR-040 e que o pedágio não seria mais cobrado a partir de então. Precipitaram-se. O correto era já correrem atrás de quem faria o socorro e a manutenção da estrada porque o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte que iria assumir a rodovia não têm equipes à disposição nem expertise para isso. No máximo, o Estado poderia ceder os Bombeiros em caso de acidentes sendo bonzinho com a gente.
Tudo igual
Agora, vamos combinar: a entrevista coletiva do presidente do Dnit, Rafael Vitale, na sexta-feira, anunciando que o órgão assumiria a BR-040, na quinta foi morna para chuchu. Já a Concer, em nota, bateu pé na ação judicial em que cobra reequilíbrio econômico-financeiro de seu contrato. Já era um indício de iria ter reviravolta no caso.
Pauta do Comutran
O Conselho Municipal de Trânsito se reúne hoje, às 19h, na CPTrans, para duas pautas: falar das ações (que ações, meu pai?) de combate ao transporte clandestino e a participação da empresa no Programa Nosso Bairro. Sobre a falência do sistema de transporte público, a vergonha dos ônibus seminovos e a falta de mobilidade urbana, eles não pautaram nada, não.
Negociação dos rodoviários
Rodoviários se reúnem em assembleia quinta-feira para elaboração da pauta de reivindicações 2023, encabeçada por reajuste nos salários. A assembleia já vai autorizar o sindicato, no caso de falharem as negociações amistosas com as empresas de ônibus, a ingressar com dissídio coletivo. Como o peso do salário do rodoviário – mas vamos frisar que eles não são ‘vilões’ – é de 50% do valor da tarifa, prepara para ter reajuste. Deve ser em maio, após o Dia do Trabalhador.
Ratinho, dá um pulo aqui, rapidão!
O vereador Hingo Hammes e o prefeito Rubens Bomtempo tamparam numa disputa nas redes sociais sobre a paternidade da extensão do circuito de lazer da Barão do Rio Branco até a Ipiranga. Hingo diz que a ideia é dele e que estava suspensa por conta da pandemia e que ele vinha cobrando seu retorno há um ano. Bomtempo, por sua vez, omitiu essa paternidade.
Over
Na semana passada a gente já achou over dois secretários – Rafael Simão, de Esportes e Fernando Badia, presidente da CPTrans – gravarem um vídeo juntos para anunciar a reforma (nem são novos) dos pórticos (aqueles infláveis) e a compra de 300 cones para sinalização do circuito. Eis que teve um segundo vídeo pra a mesma finalidade, este com Bomtempo. Três para anunciar isso.
Melhora isso, gente!
Até mesmo o ex-vereador Jorginho Banerge, que esteve pouco tempo à frente do Esporte em outra gestão bomtempiana, escreveu para a gente se manifestando sobre colocação de pórticos infláveis como uma ‘grande novidade’. Naquela época ele previa no circuito acompanhamento médico com profissionais da saúde e campanha educativa para os motoristas. O que, até hoje, não foi feito.
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