Vereadores: R$ 13,2 mil de salário e ainda rola sessões em ‘home-office’
E os vereadores ficaram chateados com a imprensa em geral e com os Partisans em particular porque falamos de seu reajuste salarial que eles aprovaram em uma sessão moita em que sequer leram o teor da matéria (que era mesmo para ver se passava batido). Nesta recomposição salarial de 6,2% seus vencimentos passaram de R$ 12.433,54 para R$ 13.204,00.
Presença on-line
E vão ficar mais tristes ainda agora que a gente vai dedurar que nem mesmo a frequência nas sessões está no ar no Portal da Transparência e a gente nem consegue ver quem está realmente presente. Porém, isso também não serve para muita coisa, afinal, foi oficializada na gestão de Hingo Hammes a participação online, ou seja, não precisam nem estar no plenário no salão Hermogênio Silva. É uma ‘herança’ da pandemia que foi institucionalizada.
Tô nem aí
Já faz tempo que as empresas de ônibus iniciaram uma campanha denunciando em redes sociais e via imprensa todas as operações que são interrompidas por causa de estacionamento irregular, seja no Centro ou bairro. E, estranhamente, a CPTrans nem tchum. Não diz nem se tá fiscalizando, rebocando… É como se não tivesse nada a ver com isso.
Podia faturar em multas
Todo santo dia as empresas de ônibus divulgam nas redes sociais – inclusive com fotos e vídeos – de veículos estacionados irregularmente impedindo o trânsito dos ônibus. E algumas das ‘clássicas’ são o estacionamento ilegal nas paradas de ônibus da Praça de Corrêas e na Paulo Barbosa. O que a gente não entende é porque a CPTrans não coloca um agente nestes locais, meio ‘amoitado’, só canetando. Ia render muita grana de multa.
Não é normal
A própria Concer informou que no ano passado suas equipes operacionais atuaram em mais de 6,9 mil ocorrências para desinterditar a subida da Serra de Petrópolis. Gente é uma média de 19 casos por dia. É acidente, barreira, queda de árvore, caminhão enguiçado. Não pode ser considerado um número normal. É necessária prevenção com melhorias e muita, mas muita placa de advertência para os perigos da estrada.
Tem que fiscalizar, gente!
Longe de a gente se meter na vida da Comdep, mas o que tem da caminhonete com entulho de obra despejando nas coletoras da cidade (e nas esquinas também) não está no gibi. Esses carros chegam a ir diariamente aos locais colocar restos de obras.
É muita gente querendo!
Foi só a prefeitura lançar o Nosso Bairro, programa de mutirão de serviços, que os vereadores correram para apresentar indicação pedindo o trabalho neste ou naquele local. Mas, a prefeitura segue um cronograma já estabelecido. Os próximos bairros são Alto da Serra, Cascatinha e Itaipava.
Mérito
Uma coisa é preciso dizer: Bomtempo, com ou sem boa avaliação e agradando ou não, chega junto nas comunidades. O prefeito tem ido a discussões setoriais dos conselhos de saúde, por exemplo e nas áreas atingidas pelas chuvas onde apresenta as obras. A agenda vai desde a encontros com profissionais da educação até os líderes comunitários e isso dentro dos bairros. Dá e sempre deu gás a Bomtempo. Para Bernardo Rossi e os demais que querem ter chance em 2024 fazerem o dever de casa.
Falta ouvir o povo
E se Bomtempo – agora que a prefeitura tem R$ 250 milhões a mais de orçamento por ano devido ao aumento de repasse do ICMS – retomar com o orçamento participativo onde as comunidades podem apontar onde devem ser feitos investimentos, vai nadar de braçada.
Desafio HH
A gente lançou o desafio ao presidente da Comissão de Transportes da Câmara, Hingo Hammes, para que ele experimente uma viagem entre Centro e Posse ou Centro e Alto Independência numa sexta, às 18h. Eis que ele postou uma fiscalização no Terminal Centro. Tá tomando coragem para cumprir o desafio. Devagarinho ele perde o medo.
Mais mudanças
Depois da mudança de 10 diretores de escolas, e 60 vice-diretores, a prefeitura também trocou orientadores escolares de 121 unidades da rede municipal.
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