Soldados de Petrópolis participam de ações da intervenção federal no Rio
No último fim de semana, militares do 32º Batalhão de Infantaria Leve (Batalhão Pedro II), de Petrópolis, foram levados para reforçar as tropas que atuam na intervenção federal na área de segurança, no Rio. A tropa, segundo a assessoria de imprensa do Comando Militar do Leste, faz parte das unidades previstas para integrarem alterações de deslocamento de batalhões que não pertencem à cidade do Rio.
Segundo nota enviada à imprensa, como vem ocorrendo desde o início, “a atuação dos militares apoia o processo de intervenção por meio da condução de operações, permitindo assim a recuperação e manutenção de níveis adequados da tropa e de material”. O órgão informou ainda que não pode divulgar dados sobre a finalidade da operação e da composição, tendo em vista o sigilo e segurança dos envolvidos.
A intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro foi anunciada pelo presidente Michel Temer em 16 de fevereiro deste ano. Para entrar em vigor, a medida teve de ser aprovada pela Câmara de Deputados e Senado. Segundo dados do Observatório da Intervenção, ao longo dos últimos cinco meses, houve aumento de 36,9% no número de tiroteios no Rio de Janeiro. Já as chacinas, crimes com mais de 3 mortes, subiram em 86%. As vítimas nestas ocorrências, ou confrontos, cresceu 138%, de 50 registros em 2017 para 119 em 2018. Ao todo, foram mais de 280 operações contabilizadas pelos estudos, com queda de 36,5% no número de armas apreendidas.