Em semana de volta às aulas, congestionamentos aumentam em Petrópolis
Nesta semana, as escolas de Petrópolis retornaram às aulas. Com o aumento do número de pessoas transitando pelo Centro aumentou também a quantidade de veículos e a extensão dos congestionamentos. Além disso, o despreparo do município em oferecer soluções para a mobilidade urbana tem sido motivo de reclamação por parte da população há algum tempo.
Avenida Ipiranga, Rua do Imperador e Avenida Dom Pedro são alguns dos locais que o aumento no número de veículos gerou congestionamento. Além do número de carros pela rua, há também a questão do embarque e desembarque de alunos, que atrapalha o fluxo, quando feito em local indevido.
“O trânsito piorou bastante esta semana. Todo dia eu venho trabalhar em horário de pico e estou ficando mais tempo preso trânsito do que no último mês. Tinha que haver alguma solução, já que as ruas daqui parecem não comportar mais a quantidade de veículos.”, conta Thiago Lopes, que trabalha no Centro Histórico.
A Tribuna questionou a Prefeitura de Petrópolis sobre ações para evitar congestionamentos após a volta às aulas. Em nota, a Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans) afirmou que agentes e pessoal de apoio estão orientando os motoristas e que há reforço na fiscalização nos horários de maior movimento (entrada e saída dos alunos).
O presidente da CPTrans também fez uma orientação aos condutores: “Pedimos que os motoristas respeitem a sinalização. Que não estacionem em local proibido ou em fila dupla ou tripla. Essas irregularidades tornam o trânsito ainda mais complicado. É preciso a colaboração de todos para um trânsito mais seguro.”