• Morro da Oficina: concepção do projeto das obras da área III é apresentada aos moradores; ação do MPRJ pede melhorias no local desde 2020

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Cerca de 80 moradores participaram da apresentação do estudo técnico que compreende o trecho entre a Rua Frei Leão e a Oswero Vilaça

    05/02/2023 11:29
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Representantes do governo municipal se reuniram com cerca de 80 moradores da área III do Morro da Oficina para apresentação da concepção do projeto executivo para as obras de contenção, drenagem e prevenção aos desastres no local.

    Caminhando pela servidão da Frei Leão, quase um ano depois, ainda é possível encontrar entulhos, casas invadidas pela força da água e um retrato da maior tragédia socioambiental que Petrópolis já viveu.

    Desde 2020, uma ação civil pública do Ministério Público do Rio de Janeiro solicitava a regularização plena do Morro da Oficina, além das Ruas 24 de Maio e Antônio Soares Pinto.

    Foto: Helen Salgado

    Leia mais: Epicentro da tragédia, a servidão Frei Leão, parou no tempo e permanece da mesma forma desde o dia 15 de fevereiro

    Intervenções complexas e de grande porte estão em estudo técnico

    As intervenções complexas e de grande porte, que preveem contenção de rejeito na crista do talude, estabilização de blocos soltos, drenagem (canaletas chumbadas em rocha e descida da água em gabiões), remoção de rejeitos, barreiras dinâmicas e muros de contenções estão no estudo técnico, que compreende a área entre a Rua Frei Leão e a Oswero Vilaça.

    Com base no que foi debatido durante a apresentação e participação de moradores, os técnicos vão percorrer novamente a área para esclarecer as dúvidas e apresentar o projeto final nos próximos dias.

    Foto: Divulgação

    Obras foram divididas em três etapas no Morro da Oficina

    As intervenções, complexas e de grande porte, foram divididas em três etapas que preveem barreiras dinâmicas, drenagem, cortina atirantada e muros de gabião.

    Lote 1: Em janeiro, começaram as intervenções na encosta ao longo do trecho entre o Hipershopping e a Rua Hercília Moret, para proteção da Escola Municipal José Fernandes da Silva, do Pronto Socorro Leônidas Sampaio e das moradias.

    Lote 2: A licitação para execução da obra que contempla o trecho entre as Ruas Professora Hercília Moret e Frei Leão está prevista para o próximo dia 17.

    Lote 3: Está em fase de projeto o trecho que contempla o início da Rua Frei Leão até a Oswero Vilaça.

    Últimas