O que é doar? 650 doadores de sangue respondem
Eles não medem esforços quando o assunto é ajudar ao próximo e, heroicamente, preferem não ser identificados por suas boas ações. E foi assim, de forma anônima, que, ao longo de um mês, 650 doadores nutriram na recepção do Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa um coração que completa a seguinte frase: 'doar é…'.
Multiplicar vidas, não medir esforços, aprender. Foram definições como essas que, desde o dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador, foram depositadas numa urna em forma de bolsa de sangue. Recolhidas há uma semana, elas formam, agora, o 'cartão de entrada' do Banco de Sangue.
Leia mais: Universidade garante reforço a campanha no Dia Mundial do Doador
A recepcionista Brenda Clemente, de 22 anos, é funcionária do local há apenas quatro meses, mas conta que já sente os efeitos da iniciativa. "Por mais que seja algo solidário, sempre que há alguma campanha, o pessoal vem com mais afinco e vontade. São feitas muitas campanhas de incentivo, mas essa foi a mais tocante. Fiz o cadastro de muitos doadores. Tem muito recado e o coração está bem grande".
Para a estudante Endy de Souza, responsável pelo processo criativo da iniciativa, a ação significou bem mais do que uma oportunidade profissional. A partir da parceria do hospital com a agência experimental de Publicidade e Propaganda 'Sapiens', da qual faz parte no campus Petrópolis da Universidade Estácio de Sá, ela se tornou uma doadora.
"Cada dia que passa me orgulho mais disso. Ver as pessoas se empenhando na campanha e escrevendo mensagens lindas me trouxe muita alegria e ainda mais orgulho de fazer parte desse grupo que faz o bem sem olhar a quem. Espero continuar a criar campanhas de cunho social como esta. Inspirar e salvar vidas e ser também transformado pelo resultado não tem preço".
Quem também esteve envolvido desde o começo com o projeto é o captador Rodrigo Moreira. Descrito por ele como o ponta-pé ideal para atrair mais pessoas no Dia Mundial do Doador, Rodrigo afirma: 'a ação realizada foi um sucesso'.
"Conseguimos um ótimo engajamento de nossos doadores. Foi possível identificá-los lendo as mensagens deixadas, tirando fotos, ou seja, continuando a interação com a ação".
Também sucesso foi a parceria entre a instituição de ensino e o hospital, que em breve lançarão uma nova campanha com o tema 'Heróis Anônimos'. Dentre centenas de definições sobre o que é doar, talvez uma das mais inspiradoras seja aquela que diz que é ver a vida correr em outras veias.
Vale lembrar que as doações podem ser feitas de segunda a sexta, inclusive feriados, das 07 às 18 horas no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, localizado na Rua Paulino Afonso, número 477, no Centro de Petrópolis. Para mais informações ligue para (24) 2233-4600.