Ilhas de segurança são demarcadas em Petrópolis
As ilhas de segurança foram criadas, através do Plano de Contingência 2022/2023, para evitar que motoristas de carros e ônibus acessem locais perigosos em dias de chuva no município de Petrópolis.
Segundo o documento, a partir do estágio de “atenção” na cidade, identificado através do início do transbordamento de rios, quando o risco passa a ser considerado alto, a recomendação passa a ser que ônibus se desloquem para rotas dentro das ilhas de segurança. Quando o estágio operacional passa a ser de “evacuação”, que significa que as ruas foram tomadas pelo transbordamento e que o primeiro degrau dos ônibus foi atingido pela altura da água, os coletivos começam a ser esvaziados e uma varredura é feita para auxiliar as pessoas a irem para a ilha de segurança mais próxima, trabalho que deve ser feito pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil e pela CPTrans.
A equipe da Defesa Civil, responsável pela elaboração do projeto, mapeou 15 ilhas de segurança, ao longo do Rio Quitandinha, onde as pessoas devem esperar o nível da água diminuir. Confira todas as 15 ilhas de segurança:
As ilhas de segurança devem conter sinalização vertical, realizada por placas, e sinalização horizontal, feita no chão da via, indicando até que ponto o local é considerado seguro.