Estacionamento irregular também é problema frequente em Itaipava
Quem escolhe a Estrada União e Indústria para fazer caminhada precisa ter mais atenção e paciência. Isso porque, percorrendo pela via, é possível perceber diversos veículos estacionados nas calçadas e em locais proibidos.
Esse é o caso do Heitor Coutinho, morador de Itaipava, que sai todos os dias para caminhar na rua. Devido ao problema, o frequentador optou por fazer a caminhada em outro horário, em que a via está menos cheia e há um número menor de carros estacionados na calçada.
O trecho entre o Retiro e Pedro do Rio é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e possui 25 quilômetros de extensão. A via é importante, pois é a principal ligação do Centro aos distritos. No entanto, a falta de fiscalização vem causando transtornos aos pedestres.
Heitor, inclusive, se questiona se a obra realizada pelo Dnit na estrada diz respeito a uma calçada ou um acostamento, já que carros, motos e caminhões estacionam todos os dias no local.
“Eu imagino que, pelo fato, do Dnit ter concretado uma calçada, aquela região que, anteriormente, era um acostamento, se transformou em uma calçada para pedestres, mas, hoje em dia, é impossível porque as pessoas se apropriaram da calçada e fizeram um estacionamento.”, relata.
O estacionamento irregular não é um problema recente. De acordo com Heitor, depois que o Dnit realizou as obras na via, a situação melhorou um pouco porque antes não havia calçada, era somente acostamento. “Era muito perigoso, inclusive, caminhar por ali porque os veículos passam em alta velocidade.”, conta.
Além disso, Heitor conta que passando pela Estrada União e Indústria todos os dias é possível perceber a falta de fiscalização e sinalização.
Esse é um problema não só em Itaipava, mas em diversos outros bairros da cidade. A situação só piora a mobilidade urbana do município. Na Mosela, por exemplo, aos fins de semana, é perceptível o aumento de carros estacionados em locais proibidos.
Leia também: Estacionamento irregular na Mosela prejudica moradores; situação é agravada aos fins de semana
Além dos carros particulares, no Centro Histórico também é possível encontrar caminhões fazendo descarga em locais proibidos, atrapalhando o fluxo de veículos. Os que mais sofrem com o problema são os motoristas do transporte particular e público que percorrem, durante todo o dia, as ruas da cidade.
Leia também: Estacionamento irregular em Petrópolis é um problema frequente para motoristas
Em resposta, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) informou que mantém rondas na localidade, onde inclusive já foram removidos veículos estacionados na calçada e dentro do Terminal Rodoviário.